UFSC Curitibanos realiza eventos sobre ancestralidade negra

Por meio das ações do projeto de extensão Curitiblack, o campus recebe diferentes ações de visibilidade da diversidade racial e de enfrentamento ao racismo durante o Novembro Negro

O campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Curitibanos realiza série de ações em uma programação denominada “O valor da Ancestralidade Negra”, entre esta quarta-feira, dia 16, até 20 de novembro, com programação voltada ao debate racial, contra a desigualdade e o racismo na universidade. Por meio das ações do projeto de extensão Curitiblack, o campus recebe diferentes ações de visibilidade da diversidade racial e de enfrentamento ao racismo.

O grupo, sob orientação da professora Glória Botelho, lançará o “Mini Guia da Língua Yorubá” e promoverá outras ações como apresentação de banners, exposição e roda de conversa.

Uma programação especial é esperada para sexta-feira, dia 18, com a presença da equipe da Coordenadoria de Relações Étnico-Raciais (Coema) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). A coordenadora Iclícia Viana ressalta que, na ocasião, a Coema vai apresentar suas atribuições, com vistas a informar e ampliar o diálogo com o campus Curitibanos, a longo prazo. Segundo ela, “enquanto setor vinculado à Pró-Reitoria, temos como tarefa pensar a UFSC multicampi e por isso a presença no campus Curitibanos pela primeira vez será uma oportunidade de conhecer melhor a realidade local fortalecendo diálogos para a articulação institucional nas políticas voltadas aos estudantes negros, indígenas e quilombolas”.

A assistente social Bárbara Nóbrega ressalta que espera também que seja um espaço de escuta e acolhimento das demandas estudantis e sensibilização de servidores e estudantes frente ao problema do racismo institucional.

::: Confira a programação

Fonte: Notícias UFSC