Edição 2022 do projeto Livro na Praça encerra com diálogo sobre nacionalismo

Obra “Uma ilusão de desenvolvimento: nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK“, de Lúcio Flávio de Almeida, foi abordada pelo professor Nildo Ouriques

A edição 2022 do projeto Livro na Praça encerrou nesta sexta-feira, dia 25, com a discussão da obra “Uma ilusão de desenvolvimento: nacionalismo e dominação burguesa nos anos JK“, de Lúcio Flávio de Almeida, na Igrejinha da UFSC. Quem falou sobre a obra foi Nildo Ouriques, presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC) e professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais. O evento teve apresentação de piano de Harold Auras.

O projeto é realizado pela Editora da UFSC (Edufsc), que comemorou os resultados de 2022. “Foram 12 eventos de encontro do escritor com o leitor”, disse Waldir Rampinelli, diretor da EdUfsc. Ele contou que mais de 500 exemplares foram vendidos durante o projeto. “É a UFSC chegando nas pessoas”, celebrou.

O evento desta sexta lotou a Igrejinha da UFSC, e contou com a presença do reitor da universidade, Irineu Manoel de Souza. Para o professor Nildo, esse é um projeto “que torna o professor um militante do livro”.

Professor Nildo Ouriques falou sobre a obra (Foto: Stefani Ceolla/Apufsc)

Em sua fala sobre a obra, o presidente do IELA afirmou: “esse livro trata de um período de um nacionalismo burguês”. Nildo apontou que, nos anos JK, quando se fala sobre o Brasil crescer 50 anos em cinco, referia-se apenas ao desenvolvimento da elite econômica nacional.

O livro analisa a relação entre lutas político-ideológicas no interior da classe dominante e a definição de políticas estatais, examinando como se imbricaram a ideologia nacional-populista à política de desenvolvimento do capitalismo no Brasil durante a segunda metade dos anos 1950.

No evento, a obra foi disponibilizada a preço promocional. Esta é a última edição do Livro na Praça de 2022. Devido aos jogos da Copa do Mundo e ao final de ano, os assuntos que estavam previstos para dezembro serão reagendados para o próximo ano.

Stefani Ceolla
Imprensa Apufsc