Exposição fotográfica da ocupação indígena Maloca UFSC é lançada em evento no Auditório da Reitoria

Exposição acontece até o dia 2 de dezembro e tem apoio da Apufsc-Sindical

A exposição fotográfica “A Luta dos Estudantes Indígenas da Ocupação Maloca UFSC”, promovida pela ocupação e pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi lançada nesta terça-feira, dia 29, no Auditório da Reitoria. O evento contou com apresentação musical, mesa de autoridades e mesa redonda com os fotógrafos. A exposição, que tem apoio da Apufs-Sindical e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), estará disponível até o dia 2 de dezembro no Hall da Reitoria. A programação também inclui lançamento de videodocumentário, palestras, debates e show.

Na cerimônia de abertura da exposição, estiveram presentes o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, e o presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, além de lideranças indígenas, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc).

Os estudantes da ocupação indígena Maloca UFSC entraram no Auditório da Reitoria com um canto Sagrado do Povo Xokleng/Laklãnõ. Na sequência, o rapper Fernando Xokleng cantou duas músicas, sendo a primeira, intitulada “Resistência”, uma composição que fez enquanto estava em Brasília nas manifestações contra o Marco Temporal, em junho deste ano. Parte das fotografias da exposição são da manifestação.

“Hoje é um dia muito especial. A gente acabou de aprovar no CUn a Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional. A gente sabe que isso é um passo, porque para que se transforma política [de fato] é preciso que essa resolução pegue. O antirracismo precisa ser um princípio nosso, e para isso preciso dizer que vocês contribuem muito. Vocês tornam a UFSC melhor”, afirmou a vice-reitora da UFSC.

O coordenador do curso de Jornalismo da UFSC, Ildo Golfetto, ressaltou a importância dos registros e do protagonismo indígena: “Não é mais o branco registrando a história dos indígenas, mas os indígenas registrando a própria história. O jornalismo também é uma forma de fazer história, de registrar.” A professora de Jornalismo Isabel Colucci e coordenadora do projeto também destacou a importância da cobertura fotográfica realizada pelos indígenas, que registrou uma perspectiva diferente do que foi mostrado na grande mídia: “Eu soube de coisas que aconteceram em Brasília por ter a oportunidade de ter sido professora de vocês.”

O presidente da Apufsc-Sindical, o professor José Guadalupe Fletes, parabenizou o projeto que envolve professores de vários departamentos de ensino. “Se vocês analisam a América toda, se vê a luta do indígena pela vida, para manter sua cultura. Isso é fundamental. O sindicato dá todo o apoio, principalmente à luta contra o preconceito. Devemos lutar unidos por uma causa, que é a causa da vida.”

Para encerrar a mesa de autoridades, a coordenadora de Relações Étnico Raciais da UFSC, Iclícia Viana, falou sobre o papel que os coordenadores de curso e os professores têm na permanência estudantil. A coordenadora também destacou que o trabalho que a coordenadoria realiza é um “trabalho institucional pela autonomia dos indígenas, e não pela tutela.”

Abertura da exposição fotográfica aconteceu no Auditório da Reitoria com presença de autoridades da universidade e lideranças indígenas (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

Sobre a exposição

A exposição “A Luta dos Estudantes Indígenas da Ocupação Maloca UFSC”, que visa dar visibilidade à causa dos estudantes indígenas da UFSC, é resultado da captação de imagens de diversas mobilizações estudantis realizadas desde o retorno às atividades presenciais na universidade. Na exposição, será possível conferir momentos da campanha pela melhoria de condições da Maloca, da viagem à Brasília para mobilizações contra o Marco Temporal e do Acampamento Terra Livre, que reuniu mais de 600 indígenas do Sul do país em mesas de debates e apresentações culturais.

A produção do evento acontece por meio do projeto de extensão “Estudantes indígenas na cobertura dos atos contra o Marco Temporal”, proposto pelo curso de graduação em Jornalismo, e é realizada em articulação direta com três projetos de extensão: o telejornal TJ UFSC, o site Cotidiano UFSC e a iniciativa Jornalismo e Ação Comunitária. Ao todo, participam da organização do evento três docentes e 25 estudantes, indígenas e não indígenas, da graduação e pós-graduação em Jornalismo.

Confira a programação completa

De 29/11 a 2/12
Hall da Reitoria
Exposição fotográfica

Quarta-feira, dia 30/11
Auditório da Reitoria, às 18h
Mesa de Lideranças Indígenas dos povos, Xokleng, Guarani, Kaingang e Tukano
Tema: A Luta Indígena em Múltiplos Espaços
Palestrantes: Brasílio Priprá (Liderança Xokleng/Laklãnõ), Setembrino Camlem (Liderança Xokleng/Laklãnõ), Cacica Presidente Jussara Djakuy Caxias Reis dos Santos (Povo
Xokleng/Laklãnõ), Cacica Elizete Antunes (Povo Guarani), Cacique Kretã (Povo Kaingang) e Isabel Tucano (Liderança do Povo Tucano)
Mediadores: João Voia (Estudante Indígena de Jornalismo do povo Xokleng/Laklãnõ) e Valéria Silva (Estudante Indígena de Nutrição do povo Kaingang)

Quinta-feira, dia 1/12
Auditório da Reitoria, às 18h
Apresentação do rapper Fernando Xokleng (Estudantes Indígena do Curso de Jornalismo)
Mesa de Estudantes Indígenas da Maloca
Tema: Protagonismo dos Estudantes indígenas nas lutas que produzem conhecimentos
Palestrantes: Thaira e Simoniel do Povo Xokleng, Gesi e Marcelo do Povo Kaingang, Geny e Serginho do Povo Guarani, Laura do Povo Parintintin e Mariri do Povo Yawalapiti
Mediadores: Vanessa Kaingang e Juscelino Xokleng
Lançamento do videodocumentário sobre a Luta da Ocupação Maloca-UFSC

Sexta-feira, dia 2/12
Auditório da Reitoria, às 10h
Exibição de documentários: “Laklãnõ/Xokleng: os órfãos do Vale”, de Andressa Santa Cruz e Clara
Comandolli, e “Vanh gõ to Laklanõ” dirigido por Bárbara Prettes, Flávia Person e
alderes Coctá Priprá, com produção de Jucelino Filho e produção executiva Gabi Bresola e Carol Marins

Lais Godinho
Imprensa Apufsc