No último dia para negociações, UFSC e Unimed tentam chegar a acordo sobre reajuste do plano de saúde

Expectativa é que a universidade assine o novo contrato nesta quinta-feira, dia 1°

Na tarde desta quarta-feira, dia 30, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se reuniu outra vez com a Unimed para tentar finalizar as tratativas a respeito do contrato do plano de saúde dos servidores. Este foi o oitavo encontro entre as partes, com caráter de urgência, visto que um novo contrato precisa ser assinado até esta quinta-feira, dia 1°. Como última proposta, a Unimed declarou conseguir apresentar um reajuste de 21,4%. No entanto, a UFSC aguarda que a empresa avalie uma contraproposta de 18,4%. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, assim como outras entidades, participou da reunião no gabinete da Reitoria.

Os 18,4% sugeridos pela universidade se baseiam em uma análise feita pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), que verificou que devido uma sinistralidade nos cálculos do contrato, o valor de partida do reajuste seria de 21,4%, e não os 28% apresentados pela Unimed nas primeiras reuniões. Com esse novo número, a UFSC abriria espaço para negociar os 18,4%.

A Unimed, no entanto, pediu até a manhã desta quinta-feira para verificar com a equipe técnica se o estudo apresentado pela universidade é coerente. Em caso afirmativo, a UFSC deve assinar a renovação do contrato até o meio-dia. Na circunstância da empresa não confirmar o novo valor de partida, o reajuste deve acabar ficando em cerca de 21%, ao considerar os 28% como número inicial de negociação.

Imprensa Apufsc