Livro “Catarina, a mamelouca” será lançado na Igrejinha da UFSC no dia 13 de dezembro

Evento de lançamento inicialmente marcado para o dia 30 de novembro, foi reagendado por conta das fortes chuvas em Florianópolis. Obra foi escrita pela professora Ana Lice Brancher

No dia 13 de dezembro, às 17h, a professora Ana Lice Brancher lança em um evento na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o livro “Catarina, a mamelouca“. A obra, que une ficção e história de Santa Catarina, conta a trajetória de Catarina, personagem que percorre 300 anos e vive em diferentes momentos históricos do estado. O evento tem apoio da Apufsc-Sindical e, inicialmente, marcado para o dia 30 de novembro, mas foi reagendado por conta das fortes chuvas em Florianópolis

O lançamento da obra terá participação do duo Às Próprias Custas, formado pelo professores do Colégio de Aplicação Maristela Campus e Sandro Rosa, que apresentará seu trabalho de pesquisa musical sobre a obra do artista Itamar Assumpção. Através do repertório cuidadosamente selecionado, o duo visita algumas das variadas faces do Nego Dito, sua personagem mais emblemática. Amor, despedida e crítica político-social estão costuradas no universo híbrido e multicultural criativo deste que foi e é um dos mais interessantes nomes da música brasileira.

Sobre o livro

“Catarina brinca com a história de Santa Catarina, com alguns eventos e pessoas”, conta Ana Lice Brancher. “Ela nasceu no século XVIII, justamente quando foi criado o estado de Santa Catarina, e percorre diferentes temporalidades. Um dia está no século XVII, outro dia está no século XX, depois XIX, XVIII. Ela tem várias temporalidades e várias territorialidades, porque em alguns momentos ela está na fronteira, em Guaraciaba, em outro está em Laguna, em Blumenau.”

“Catarina, a mamelouca” une as duas áreas de formação de Ana Lice Brancher: História e Literatura. “Essa interlocução entre o texto histórico e o texto literário me acompanha desde sempre. Juntou a minha razão de historiadora com a minha paixão de escritora e saiu esse livro”, ela conta. Brencher é historiadora e atuou por três décadas como professora na UFSC. Tem mestrado em Literatura pela UFSC e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O livro “Catarina, a mamelouca” não estará disponível para venda nas livrarias. Poderá ser adquirido durante o evento de lançamento ou entrando em contato diretamente com a autora pelo telefone (48) 99633-9098.

Serviço
O quê: Evento de lançamento do livro “Catarina, a mamelouca”, de Ana Lice Brancher
Quando: 13/12, às 17h
Onde: Igrejinha da UFSC (R. Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis)

Imprensa Apufsc