Confira o balanço das atividades do Observatório do Conhecimento em 2022

Apufsc-Sindical faz parte da rede formada por associações e sindicatos de docentes de universidades de diferentes estados brasileiros

O ano de 2022 foi de muito trabalho no Observatório do Conhecimento. O trabalho foi desenvolvido a partir de cinco eixos temáticos: monitoramento do Orçamento do Conhecimento da Ciência e Educação Superior, Lei de Cotas, a discussão sobre as mulheres na ciência, o pacto pelo conhecimento e a liberdade acadêmica, sem deixar de lado a atuação junto ao Legislativo em defesa dos princípio de políticas públicas defendidos pela entidade.

“Nos inserimos não só na sociedade civil, mas incidimos, em um contexto de uma eleição crucial para democracia brasileira, também no parlamento. Conseguimos participar dos grandes momentos do parlamento no tocante à questão da educação superior, sobretudo da ciência e tecnologia”, avaliou a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Mayra Goulart, coordenadora do Observatório do Conhecimento.

O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniel Peres, reforçou o papel que a rede teve na produção de informações relevantes para a sociedade. “Conseguimos avançar numa melhor relação com a imprensa, em grande medida justamente por apresentarmos dados muito relevantes que consubstanciavam nossas posições”, disse. Para ele, o Observatório também teve um papel importante na aproximação entre o movimento docente e a comunidade científica. “Apesar de mais de 90% da ciência no Brasil ser feita no interior das universidades públicas, e, portanto, por professores, pós-graduandos e pesquisadores, a comunidade científica, interna às universidades, nunca se envolveu, a não ser com raras exceções, com o movimento docente. O que o Observatório vem mostrar é que um espaço enorme para ser trabalhado e conquistado, e que some muito na defesa da universidade e do conhecimento”, avaliou.

“O Observatório do Conhecimento em 2022 avançou em pautas de extrema importância como a das mulheres na ciência e da liberdade acadêmica”, avaliou a professora Andréa Stinghen, diretora da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). “O nosso filme ‘Ciência: Luta de Mulher’ nos levou a refletir e pensar em temas como a maternidade e a ciência, o quão elitista é a Ciência, ainda mais para a mulher preta, pobre e periférica”, disse. “Ao meu ver, inserir-se em pautas como estas demonstra o quanto ainda temos que avançar, denunciando cortes no conhecimento, na Educação e Ciência”, acrescentou.

Assista ao documentário:

Orçamento do Conhecimento

Em 2022, o Observatório aprofundou seu monitoramento do chamado Orçamento do Conhecimento, que reúne os orçamentos da Educação Superior e da Ciência e Tecnologia. Lançado em maio, o Balanço do Orçamento do Conhecimento mostrou que o Brasil perdeu R$ 83,8 bilhões no orçamento federal da educação superior e da ciência nos últimos sete anos, e que no final de 2022, as perdas chegaram a próximo de R$ 100 bilhões. Em novembro, foi lançado o balanço da PLOA 2023, que mostrou que a proposta do governo Bolsonaro para o orçamento da Ciência, Tecnologia e Educação Superior para 2023 é equivalente ao de 15 anos atrás.

::: Leia o balanço do Observatório do Conhecimento na íntegra