Mulheres e Meninas na Ciência: UFSC lança editais para promover equidade

Um dos editais premia mulheres por suas carreiras científicas. O segundo vai apoiar projetos que buscam equidade. O terceiro prevê a formulação de uma política institucional para estimular a entrada de estudantes na área

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou nesta segunda-feira, dia 13, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq) e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe), três editais de estímulo à participação de mulheres e meninas nas ciências. Os documentos foram apresentados pela manhã na sala de aula do 1° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CA), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis, onde estuda Rosa Maria Miranda, jovem que descobriu sete asteroides a partir de um programa da Nasa em 2022.

Os editais são:

  • Edital do Prêmio Mulheres na Ciência 2023, que premia mulheres da UFSC por suas carreiras científicas;
  • Chamada para apoiar o financiamento de projetos de pesquisa e inovação de professoras, com valor superior a R$ 1 milhão, para busca da equidade;
  • Formulação de uma política institucional da UFSC para estimular a entrada de estudantes do Ensino Médio nas carreiras científicas.

O lançamento é, também, uma forma de registrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data criada pela Unesco e celebrada neste sábado, dia 11.

Confira o vídeo da vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, em homenagem às mulheres e meninas cientistas:

::: Leia também
Mulheres e Meninas na Ciência: o que esperar do futuro?

Conheça iniciativas da UFSC que incentivam a inserção de meninas e mulheres na ciência

Fonte: Notícias da UFSC