Presidente do CNPq diz que irá reestruturar sistemas de informação após falhas e ataque hacker

Em entrevista ao Globo, Ricardo Galvão fala sobre reajuste de bolsas e investimentos em desenvolvimento sustentável

O novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão, vai reestruturar os sistemas de informação do órgão. Alvo de novo ataque hacker no início de fevereiro, a Plataforma Lattes também passou por apagão sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para evitar novos danos e risco aos dados, o CNPq já prepara a contratação de novo software e reestruturação da proteção de informações do Lattes.

Em entrevista ao Globo, Galvão afirmou ainda que dificilmente o órgão retomará patamares desejados de investimento a curto prazo, mas afirmou que após o reajuste das bolsas, que dever ser anunciado pelo presidente neste mês, uma das perspectivas é aumentar o número de benefícios concedidos.

Para Galvão, o CNPq deve estar apto a responder as crises do país e atender demandas urgentes. Ele defende, por exemplo, investimento em pesquisas voltadas para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável como estratégicas para o país. O pesquisador considera urgente que a área científica aprenda a se comunicar nas redes sociais para derrotar o negacionismo.

Leia na íntegra: O Globo