Ministra da Ciência e Tecnologia propõe diálogo com comunidade e reconstrução do setor

Retomada dos projetos de cooperação internacional, parcerias interministeriais e Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação são prioridades de governo, apontou Luciana Santos, segundo matéria do Jornal da Ciência

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou na manhã da última sexta-feira, dia 10, de um encontro com representantes de sociedades científicas de São Paulo. Organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o evento teve como objetivo apresentar os projetos da pasta para a reconstrução do setor após anos de desmonte e as prioridades do governo federal nos 100 primeiros dias de gestão.

Santos iniciou sua fala destacando a situação do país deixada pelo governo anterior, de Jair Bolsonaro (PL). A ministra apontou o aumento no número de crianças que não conseguem ler ao concluir o ensino fundamental, que, segundo relatou, passou de 50% para 70% nos últimos três anos. Ela também destacou as 3 bilhões de doses de vacinas contra a covid-19 que foram perdidas por falhas na gestão, além dos 34 milhões de brasileiros que não receberam vacinas conta a covid, a poliomielite e o sarampo. “A ciência precisa voltar a ser foco do país”, afirmou.

Entre as medidas mais urgentes, afirmou que a prioridade é a recomposição orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o que envolve também a recomposição integral dos recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). “A nossa expectativa é que o governo envie um crédito suplementar para a aprovação do Congresso Nacional, para recuperar os R$ 4,2 bilhões do Fundo”, explicou.

A ministra também defendeu a renovação dos quadros técnicos dos institutos de pesquisa, com maior presença de pessoas capacitadas nos cargos de chefia. Para isso, reforçou dois nomes anunciados na última semana: a pesquisadora Márcia Barbosa, que será a secretária de Políticas e Programas Estratégicos, e o ex-senador Inácio Arruda, que assumirá a Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social.

Leia na íntegra: Jornal da Ciência