Nota da Diretoria: Em defesa da UFSC e da diversidade

Um deputado estadual catarinense, filiado ao PL, voltou a utilizar suas redes sociais nesta semana para proferir ataques à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de incluir falas homofóbicas, transfóbicas e com outros tipos de discurso de ódio ao se referir a estudantes, docentes e demais servidores da universidade. A Apufsc-Sindical, como representante de docentes da UFSC, repudia as falas do deputado, mas se recusa a dar visibilidade ao seu nome e seu perfil nas redes sociais por compreender que discursos como esse não devem ser amplificados.

Acreditamos que sujeitos com esse tipo de opinião sobre a universidade pública ou agem por ignorância ou por má fé ao proferir esses ataques. E para combater esse tipo de ofensa, é preciso informação. Por isso, listamos alguns dados. 

A UFSC é considerada a sexta melhor universidade da América Latina pela publicação britânica Times Higher Education. Neste ranking, a universidade se destaca pela qualidade e quantidade de pesquisas produzidas por docentes e estudantes. 

Além disso, está entre as 20 melhores universidades brasileiras no ranking que avalia as instituições em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A UFSC se destaca nos seguintes objetivos: indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); emprego digno e crescimento econômico (ODS 8); e igualdade de gênero (ODS 5).

Ter uma universidade plural, ocupada por pessoas negras, mulheres e pela população LGBTQIA+, tem impactos significativos na qualidade dos serviços ofertados. São pessoas diversas que criam soluções diferentes que impactam no bem estar de toda a sociedade. Isso foi constatado, por exemplo, na atuação de destaque da UFSC na pandemia de covid-19.

Além da postagem do deputado, também foi registrada, nesta semana, uma denúncia de ataques misóginos e homofóbicos proferidos por um doutorando do Departamento de Química da UFSC. No ano passado, a universidade registrou ações de neonazistas. Esses são exemplos de atitudes que não cabem no ambiente universitário e em nenhum outro. Mas sobre esses atos, o deputado estadual que ora ataca a universidade se calou.

Diferente dele, a Apufsc-Sindical não vai se calar, e está ao lado de docentes, de estudantes, de servidores técnico-administrativos, dos coletivos que abrigam os campi da UFSC e de organizações da sociedade civil, na defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Apufsc-Sindical 
Filiada ao Proifes-Federação