Ano letivo começa com transtornos no trânsito no entorno da UFSC, em Florianópolis

Obra da Edu Vieira deve ser entregue no fim de março, segundo a Prefeitura de Florianópolis e a Prefeitura Universitária. Falta de orientação no trânsito e de comunicação tem incomodado a comunidade universitária

Com o retorno às aulas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a obra de duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira tem preocupado a comunidade universitária. Entre as reclamações estão a falta de supervisão do trânsito e a má comunicação. A obra, conforme a Prefeitura de Florianópolis, deve ser entregue no fim de março. Mas nesta segunda-feira, dia 6, com a retomada das atividades na gradução, a universidade espera receber 45 mil estudantes – a maioria no campus Florianópolis – com o trânsito caótico em seu entorno.

Apesar de concordarem que a duplicação é importante, docentes manifestaram à Apufsc-Sindical suas insatisfações em relação à obra. As reclamações mais frequentes são sobre a falta de supervisão do trânsito por parte da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) e a má comunicação sobre as mudanças no fluxo de veículos.

Uma das mudanças provocadas pela obra foi a alteração do retorno que dá acesso ao bairro Córrego Grande, que antes acontecia pela rua Delfino Conti (Foto: Lais Godinho/Apufsc)

Consultada pela Imprensa da Apufsc-Sindical, a Prefeitura Universitária da UFSC disse que não havia recebido reclamações, mas se comprometeu a tomar providências. “É a primeira vez que estou tendo ciência dessa manifestação sobre falta de fiscalização dos guardas municipais. O que eu posso fazer, eventualmente, numa oportunidade que eu tiver de conversar com a Prefeitura de Florianópolis, é levar esse anseio”, disse o prefeito universitário Hélio Rodak de Quadros Júnior.

Questionado também sobre a comunicação, o prefeito universitário informou que “a rotina das obras é municipal. Não é diretamente na universidade, mas isso muda o dia a dia do nosso público.” Ele pontuou que iria conversar com a Prefeitura de Florianópolis e com a Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC para a elaboração de materiais informativos.

Ainda de acordo com a UFSC, a equipe técnica da Prefeitura de Florianópolis informou à universidade que a previsão é liberar o trecho duplicado até o retorno às aulas da graduação, o que deve aliviar os transtornos no trânsito causados pela obra. Durante as primeiras semanas de aulas, serão colocados os semáforo e sinalizações e serão feitas as pinturas na via. A obra só deve ser totalmente concluída no fim do mês.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da assessoria de imprensa, informou que nesta segunda-feira devem ser liberadas as pistas duplicadas. Ainda haverá serviços de calçadas, urbanização, limpeza dos canteiros e acabamentos. “Então a obra continua, tendo que fazer isolamentos em alguns trechos. Por isso a importância de motoristas, ciclistas e pedestres terem a máxima atenção quando estiverem usando a via”, comunicou. A Prefeitura garante ainda que a Guarda Municipal irá acompanhar esses primeiros dias, garantindo a segurança do local.

Obras na rua Deputado Antônio Edu Vieira acontecem entre o acesso ao bairro Córrego Grande, na esquina com a Rua João Pio Duarte Silva, e a rótula da Eletrosul (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

A equipe técnica da UFSC tem se reunido periodicamente com a equipe técnica da PMF para fazer alinhamentos, como prazos e ajustes das obras. O local onde fica a via duplicada anteriormente pertencia à UFSC, que cedeu parte de seu terreno à Prefeitura de Florianópolis em 2014 devido à finalidade de interesse público das obras. Desde então, a universidade tem se comprometido a acompanhar o projeto.

A cessão aconteceu oficialmente cerca de nove anos atrás. Passaram-se diferentes gestões de prefeitos de Florianópolis, diferentes gestões da Reitoria da UFSC, e também tiveram vários problemas de empresas que começaram e desistiram. Então o nosso papel nessa discussão é o seguinte: essa obra é um terreno nosso, e a gente quer resguardar os direitos, os interesses da universidade, de modo que eventuais mudanças que venham a acontecer no projeto não prejudiquem a nossa rotina interna.

Hélio Rodak de Quadros Júnior, prefeito universitário da UFSC

No início, o projeto previa a desapropriação de terrenos ao longo da rua Deputado Antônio Edu Vieira, até a esquina com a avenida Prefeito Waldemar Vieira. Hoje, a obra de duplicação vai até a rótula da Eletrosul, e a solução encontrada foi a criação de um binário com as ruas Deputado Antônio Edu Vieira (Pantanal) e Capitão Romualdo de Barros (Carvoeira). Segundo a Prefeitura, o projeto de implantação do binário está em fase final de análise.

Novo trecho pode levar o nome do ex-reitor Cancellier

Um Projeto de Lei protocolado pelo vereador Afrânio Boppré (PSol) na Câmara Municipal de Florianópolis quer homenagear o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Conhecido como Cao, o ex-reitor faleceu no dia 2 de outubro de 2018, após ser réu da operação Ouvidos Moucos.

“As memórias e as ideias do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, nosso querido Cao Cancellier, deverão sempre ser preservadas. E por isso apresentei um Projeto de Lei para denominar essa avenida como sendo Avenida Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Cao, presente!”, declarou o vereador em suas redes sociais.

Uma das etapas para a tramitação de projetos de homenagens em vias públicas é a entrega de um abaixo-assinado. Na última quarta-feira, dia 1º, o reitor Irineu Manoel de Souza foi a primeira pessoa a assinar o documento.

Lais Godinho
Imprensa Apufsc