Pesquisadoras da UFSC lançam curta documental sobre Cruz e Sousa

Após a exibição, acontece um bate-papo com presença da equipe do filme

Em nome de Cruz de Sousa é o título do curta-metragem documental produzido por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) cuja sessão de lançamento ocorre nesta quarta-feira, dia 5, às 19h30, na Sala Gilberto Gerlach de Cinema, Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O filme foi realizado pela Atalaia Filmes com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema e teve como pesquisadoras e roteiristas Beatriz Mamigonian, professora do departamento de História da UFSC e Luana Teixeira, bolsista junto ao Programa de Pós-Graduação em História.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. O curta tem aproximadamente 30 minutos de duração e, após a exibição, acontece o bate-papo com presença da equipe do filme. O lançamento conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina.

Em 1923 foi inaugurado em Florianópolis um busto em homenagem a João da Cruz e Sousa, poeta negro catarinense falecido décadas antes. Fruto da mobilização da população negra, a história desse monumento resgata imagens de um momento em que a conquista por espaços na nova política inaugurada pela República estava na ordem do dia. O busto do poeta negro Cruz e Sousa, que hoje está na Praça XV de Novembro, centro de Florianópolis, completa, em abril de 2023, 100 anos desde sua inauguração.

O artista recebeu a homenagem por meio do Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, uma associação de homens negros fundada em 1920, 25 anos depois da morte do poeta catarinense. O curta metragem reconstrói a trajetória deste coletivo pioneiro, no contexto da presença e do protagonismo da população negra em Santa Catarina nos anos 1920. Além disso, traz para o presente aspectos dessa história na qual símbolos de modernidade como as reformas urbanas e a Ponte Hercílio Luz são percebidas sob o ângulo da luta por acesso à cidadania e contra a discriminação racial na capital.

Foto: Divulgação

Fonte: Notícias da UFSC