Surto de dengue em Santa Catarina leva ao estado de emergência

Estado registra surto da doença e ministério monitora o aumento de casos, que chegam a mais de 476 mil em todo o país, afirma o Correio Braziliense

O estado de Santa Catarina anunciou, ontem, que entrou em situação de emergência em saúde pública devido ao surto de casos de dengue e de chikungunya. Registros do Ministério da Saúde apontam um aumento de casos em todo o país e está em alerta para enfrentar quadros epidêmicos.

O governo catarinense publicou decreto informando que seis hospitais — Hospital Santa Teresa, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Regional de São José, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão e Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina, localizados na Grande Florianópolis e geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) — estão com alta ocupação de leitos, em decorrência das internações por dengue e doenças respiratórias.

O decreto reconhece, porém, que as unidades estão sem a infraestrutura adequada. Por causa disso, com o decreto de emergência, Santa Catarina poderá ter celeridade nos repasses federais para ajustes necessários na rede hospitalar — sobretudo de atualização de sistemas das redes de gases medicinais, reestruturação predial, modernização de instalações elétricas, hidrossanitárias e ajuste nos projetos de climatização.

::: Trindade, bairro da UFSC, é o segundo com maior número de focos do mosquito da dengue em Florianópolis

Leia na íntegra: Correio Braziliense