Audiência pública interna apresenta cursos mais solicitados na UFSC Blumenau

Reunião direcionada a estudantes e servidores do campus aconteceu na última quinta-feira, dia 13

A UFSC Blumenau realizou uma audiência pública interna na última quinta-feira, dia 13, direcionada a estudantes e servidores do campus, para apresentar o resultado da chamada sobre a criação de novos cursos. O evento aconteceu no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira e contou com a participação de cerca de 50 pessoas.

O professor Adriano Péres, diretor da UFSC Blumenau, fez uma apresentação do histórico do campus, instalado em 2014, e falou sobre a importância de oferecer mais cursos à comunidade. “A consolidação da UFSC em Blumenau depende da expansão da oferta de cursos em várias áreas, que possam atender as demandas da região”, disse. 

Na sequência foi apresentada como é a tramitação de processos de criação de novos cursos na UFSC, que é composta por várias etapas. A primeira delas é a elaboração de um Projeto Pedagógico por uma comissão. A proposta recebe contribuições dos Departamentos de Ensino que ofertariam disciplinas para o novo curso e depois é analisada pelo Conselho da Unidade. O Departamento de Ensino (DEN) da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) analisa as questões legais e encaminha para a Câmara de Graduação. Só então o projeto passa pelo processo de autorização junto ao Ministério da Educação (MEC), que será responsável também por garantir a infraestrutura física, de orçamento e de pessoal para início da oferta do curso, se for o caso.

O diretor do campus destacou ainda que novos cursos só começam a ser ofertados quando há condições para isso. “É preciso ter o espaço físico adequado, códigos de vagas liberados para contratação de novos servidores e orçamento para o desenvolvimento do curso”, explicou Adriano.

Leia na íntegra: Notícias UFSC