Reajuste salarial dos servidores: Sessão do Congresso que votaria projeto de lei é adiada

A sessão conjunta da Câmara e Senado seria nesta terça-feira, dia 18, mas ficou para o dia 26

Foi remarcada para quarta-feira da semana que vem, dia 26, a sessão do Congresso Nacional que analisará vetos e créditos adicionais ao Orçamento – entre eles o projeto de lei que libera os recursos para o reajuste salarial dos servidores públicos federais. A sessão estava marcada para esta terça-feira, dia 18. Líderes partidários da Câmara dos Deputados pediram o adiamento a fim de permitir a apreciação ainda neste mês de proposta do Poder Executivo para viabilizar o piso nacional da enfermagem. A decisão foi tomada em reunião de líderes com o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco.

Entre os servidores públicos federais, há preocupação que a demora do Congresso ameaça o reajuste em maio. Isso porque o projeto ainda está sem parecer da Comissão Mista do Orçamento (CMO), o que pode atrapalhar os planos do governo de começar a pagar os novos valores a partir do mês que vem.

Após uma série de reuniões tensas com os sindicatos do serviço público, chegou-se a um acordo de reajuste de 9% para ser implementado a partir do mês de maio: percentual que, mesmo insuficiente em relação à defasagem, cabe no orçamento público.

Imprensa Apufsc