Boteco Cultural celebra Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras com exposição de fotos de Sebastião Salgado

Fotografias adquiridas pela Apufsc-Sindical mostram rotina de trabalhadores sem-terra. Evento será nesta sexta-feira, dia 28

O Boteco Cultural da Apufsc-Sindical desta sexta-feira, dia 28, será comemorativo ao Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, celebrado em 1° de maio. O evento terá música com o violonista André Berté, declamação de poesias e uma exposição de fotos do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. As imagens, que fazem parte da seleção “Luta pela Terra”, da coleção “Êxodos”, e da coleção “Terra”, mostram o dia a dia de trabalhadores sem-terra nos anos 1990. As fotos foram adquiridadas pela Apufsc na gestão do professor Milton Divino Muniz, que assumiu a Presidência do sindicato entre 1997 e1998.

A confraternização com chope e comida de boteco acontece a partir das 18h na sede da Apufsc no campus de Florianópolis. Assim como na última edição, cada pessoa filiada poderá levar apenas um/a acompanhante. Para participar do Boteco Cultural da Apufsc, é necessário confirmar presença até as 18h de quinta-feira, dia 27, pelo telefone (48) 3234-3187 ou pelo WhatsApp (48) 99832-0127.

Imagem: Divulgação

Sobre Sebastião Salgado

Nascido em Aimorés, em Minas Gerais, Sebastião Salgado formou-se como economista antes de se tornar fotógrafo no início dos anos 1970. Ele obteve mestrado em economia pela Universidade de São Paulo em 1968 e doutorado em economia pela Universidade de Pari,s em 1971. Seu trabalho na Organização Internacional do Café, em Londres, exigia que ele fizesse viagens frequentes à África, e seu desejo de documentar essas experiências despertou seu interesse pela fotografia. Em 1974, ele começou na atuar como freelancer para a agência Sygma, em Paris. Nos anos seguintes, trabalhou para a Gamma, e em 1979 ingressou na Magnum, a cooperativa internacional de fotografia fundada em 1947 por Henri Cartier-Bresson, Robert Capa, George Rodger e Chim (David Seymour).

Salgado produziu uma extensa série de documentários ao longo de sua carreira, entre elas uma investigação mundial sobre a crescente obsolescência do trabalho manual. Ele recebeu muitos prêmios por seu trabalho, entre eles o Prêmio Eugene Smith de Fotografia Humanitária, dois Prêmios ICP Infinity de Jornalismo, o Prêmio Erna e Victor Hasselblad e o prêmio do Festival Internacional de Arles de melhor livro de fotografia do ano para trabalhadores.

Serviço
O quê: Boteco Cultural da Apufsc especial de Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras
Quando: sexta-feira, dia 28/4, a partir das 18h
Onde: sede da Apufsc no campus de Florianópolis

Imprensa Apufsc