Ciclistas da UFSC fazem bicicletaço por ciclovias seguras e em rede

Ação foi promovida pelo grupo de pesquisa Gipedu, da UFSC, com apoio da Apufsc-Sindical

Apesar da chuva, um grupo de cerca de 20 pessoas se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 24, na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para realizar um bicicletaço por ciclovias seguras e em rede. A ação faz parte da campanha do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ecologia e Desenho Urbano (Gipedu) e levou os ciclistas à Câmara Municipal de Florianópolis (CMF), onde acontecia a votação do Plano Diretor de Florianópolis em segundo turno.

O Gipedu, por meio de estudos, propõe a criação de três binários de ciclovias no entorno da universidade, que formariam uma rede de ciclovias da bacia do Itacorubi, diferente do que a Prefeitura de Florianópolis está fazendo com o binário Carvoeira-Pantanal. A campanha do grupo para tornar esse projeto realidade acontece por meio de abaixo-assinados para serem entregues aos vereadores e vereadoras da capital catarinense. A iniciativa tem apoio da Apufsc-Sindical.

Para o professor Francisco Antônio Carneiro Ferreira, coordenador do Gipedu, com essas ações, pouco a pouco, o grupo está “formando uma comunidade de ciclistas na UFSC, que ainda não existe.”

A concentração do bicicletaço aconteceu em frente à Reitoria da UFSC (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

Fernanda Cordeiro, técnica-administrativa da UFSC, é uma potencial integrante desta comunidade: ficou sabendo da iniciativa por meio de docentes e, enquanto ciclista e cicloativista, decidiu participar do bicicletaço. Apesar do mau tempo, Fernanda espera que “a gente consiga, no mínimo, mostrar para a população que a gente existe, respeitando e exigindo um pouco mais de respeito”.

O grupo saiu do campus rumo à Câmara Municipal de Florianópolis pelas ciclovias do trajeto, como a da avenida Beira-Mar Norte, já que, de acordo com o professor Francisco, a Guarda Municipal (GMF) negou a proteção da ação. O Gipedu irá divulgar uma nota sobre o ocorrido.

O grupo pedalou até a Câmara Municipal de Florianópolis, onde se uniu a outros cidadãos que estavam acompanhando a votação do Plano Diretor (Fotos: Divulgação/Gipedu)

A campanha “Por Ciclovias Seguras e em Rede”

O Gipedu lançou a campanha “Por Ciclovias Seguras e em Rede” em agosto do ano passado, com a criação de quatro abaixo-assinados. Cada abaixo-assinado pede a criação de uma ciclovia. Juntas, as quatro ciclovias irão formar três binários para conectar toda a região da bacia hidrográfica do Itacorubi.

O grupo também está fazendo um levantamento, por meio de um formulário, para identificar as percepções individuais sobre as atuais condições de mobilidade urbana na região. Para incentivar o preenchimento do questionário, a Apufsc-Sindical doou uma bicicleta para a campanha para ser sorteada entre os respondentes. O prazo para participação é até 5 de junho.

::: Leia também: Grupo de pesquisa da UFSC sugere medidas atenuantes ao binário proposto pela Prefeitura de Florianópolis

Próximo bicicletaço

A próxima ação de bicicletaço promovida pela campanha irá acontecer no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, também com concentração na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC. Para mais informações, acesse o site do Gipedu.

Lais Godinho
Imprensa Apufsc