Criador do ChatGPT defende regulamentação da Inteligência Artificial

Pedido foi feito em audiência no Congresso americano, segundo a DW Brasil

O CEO e cofundador da empresa criadora do ChatGPT, a OpenAI, pediu nesta terça-feira, dia 16, ao Congresso americano, a regulamentação do uso da Inteligência Artificial (IA), que afirmou ser fundamental para limitar os riscos associados a essas tecnologias.

“Conforme avançam essas tecnologias, compreendemos que as pessoas ficam ansiosas em relação a como isso deverá mudar o modo como vivemos. Nós também”, afirmou Sam Altman, em audiência no Subcomitê Judicial sobre Privacidade, Tecnologia e Direitos do Senado dos EUA.

“Acreditamos que uma intervenção regulatória dos governos será crucial para mitigar os riscos dos modelos [de IA] mais poderosos”, disse o empresário de 38 anos. Ele avalia como fundamental que os sistemas de IA sejam desenvolvidos com valores democráticos, e que “a liderança dos Estados Unidos é determinante” para que isso seja possível.

O presidente da Comissão, o senador democrata Richard Blumenthal, abriu a sessão com uma declaração sobre os perigos da IA feita através do ChatGPT, que clonou discursos feitos anteriormente pelo próprio senador sobre o tema. “Se estivessem escutando em casa, poderiam pensar que essa era a minha voz, e minhas palavras, mas na verdade, não era.”

Ainda não há sinais de que o Congresso americano planeje avançar novas legislações para regular a inteligência artificial, da maneira como vem sendo feito na Europa. Divisões políticas em Washington impedem há anos tentativas de regulamentação da internet.

Leia na íntegra: DW Brasil