Clube de Leitura da Apufsc recebe autor catarinense Marcelo Labes para lançamento de novo livro

No encontro do mês de maio, ele lança “deus não dirige o destino dos povos”, seu terceiro romance

O autor catarinense Marcelo Labes, vencedor dos prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional em 2021 e São Paulo de Literatura em 2020, é o convidado do Clube de Leitura da Apufsc-Sindical no mês de maio. No encontro, que será realizado na sede do sindicato no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, no dia 24, às 18h, o escritor lança seu novo livro, “deus não dirige o destino dos povos”. Haverá ainda uma conversa sobre a obra, mediada pela jornalista e coordenadora de Comunicação da Apufsc, Stefani Ceolla. O evento é aberto a docentes e estudantes da UFSC e à comunidade externa.

Sobre a obra

No novo romance de Labes, lançado por meio de uma campanha de financiamento coletivo, conhecemos Tomás, um jornalista que se depara com uma caixa na frente da porta de seu apartamento. Ao abri-la, é enviado para uma história que lhe pertence e que ele ignora: dos campos de batalha da Segunda Guerra à perseguição dos “comunistas de Blumenau”, quando do golpe de 1964, e daí à gigantesca greve operária ocorrida naquela cidade em 1989.

Sobre o autor

Marcelo Labes é autor de “Três porcos”, livro vencedor do Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional em 2021, “Paraízo-Paraguay”, que recebeu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2020, e “Enclave”, finalista do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Poesia, entre outras obras. “Deus não dirige o destino dos povos” é seu terceiro romance.

Clube de Leitura Apufsc

O Clube de Leitura da Apufsc é uma iniciativa da Diretoria do sindicato e tem o objetivo de reunir professoras e professores, da ativa e aposentados, estudantes e pessoas interessadas em literatura, para dialogar sobre obras literárias contemporâneas.

Os encontros do Clube de Leitura da Apufsc são mediados por Stefani Ceolla, jornalista e estudante de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas na UFSC, e uma das idealizadoras do Posfácio Podcast, e são realizados mensalmente.

O primeiro encontro do Clube de Leitura da Apufsc-Sindical foi realizado em 18 de abril com a presença da egressa da UFSC, Taiane Santi Martins. Ela conversou com os presentes sobre o romance “Mikaia”, seu livro de estreia e vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2022.

Serviço

Clube de Leitura da Apufsc – Bate-papo e lançamento de livro de Marcelo Labes

Quando: 24/5, 18h

Onde: Sede da Apufsc, no campus Florianópolis

Imprensa Apufsc