Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate o financiamento da extensão universitária

A ausência de fomento específico para extensão universitária coloca em risco a continuidade da oferta de importantes programas e ações voltadas à comunidade, alerta deputada

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputado discute nesta quinta-feira, dia 25, o financiamento da extensão universitária. As ações de extensão, desenvolvidas nas Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), inserem essas instituições em atividades voltadas para o melhoramento da vida da população, por meio da execução programas estruturantes, projetos, cursos, eventos e prestações de serviço.

“A extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”, explica a deputada Lídice da Mata (PSB-BA), que pediu a realização da audiência.

Segundo ela, a ausência de fomento específico para extensão universitária coloca em risco a continuidade da oferta de importantes programas e ações voltadas à comunidade. “A extensão mostra o compromisso do ensino superior com a transformação social e não pode existir uma instituição universitária que prescinda da extensão”, diz Lídice.

Debatedores

Foram convidados para debater o assunto com os deputados, entre outros, o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Hélder Eterno da Silveira; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9 horas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias