Salário da categoria docente: Como a Apufsc atua pela valorização salarial?

Neste ano, já conquistamos o reajuste emergencial, mas ainda precisamos lutar pela reposição de todas as perdas nos salários da categoria docente

Como representante de docentes das universidades federais de Santa Catarina, uma das principais frentes de atuação da Apufsc-Sindical é a defesa da valorização do salário da categoria. O resultado disso foi que, neste ano, conquistamos, por meio de nossa participação no Proifes-Federação, o reajuste salarial dos servidores públicos de 9% no salário e 43% no vale-alimentação.

Como nos mobilizamos pela valorização do salário da categoria docente

Materiais de comunicação

Em 2022, os professores Nelson Casarotto e Nestor Roqueiro realizaram um estudo sobre adefasagem do salário da categoria docente. “Evolução dos salários dos professores, perdas, necessidade de reposições” foi transformado em um material impresso, que foi diagramado e distribuído pela Apufsc-Sindical.

O documento trouxe dados importantes. Houve perda de 22% do poder de compra de docentes em 2022 comparado ao salário de 2014, quando começou a ocorrer um considerável decréscimo no poder aquisitivo dos salários. A previsão do estudo era de que em janeiro de 2023 essa perda chegaria a 24%, sendo necessário um reajuste de 32% sobre o salário atual para recuperar o poder de compra.

Além disso, nossa equipe de comunicação está atenta para sempre trazer as novidades sobre carreira docente em nosso site. Também publicamos materiais pela valorização em nossas redes sociais.

GT Carreiras do Proifes-Federação

O Grupo de Trabalho de Carreira (GT Carreira) do Proifes-Federação representou suas entidades filiadas na mesa de negociação de reajuste salarial dos servidores públicos deste ano. Nesse GT, a Apufsc-Sindical foi representada por seu presidente, José Guadalupe Fletes, que levou o posicionamento da entidade para as reuniões de alinhamento, para que quem sentasse à mesa da negociação estivesse ciente da questões das entidades de base.

Reuniões ampliadas

Para que o representante da Apufsc pudesse levar o posicionamento da entidade ao GT Carreiras do Proifes-Federação, o sindicato realizou reuniões ampliadas de Diretoria. Nelas, a Diretoria da Apufsc se comprometeu a incorporar as colocações da categoria, que decidiu aceitar a proposta de reajuste salarial de 9%, condicionada à criação de mesas setoriais de negociação.

A luta para acabar com a defasagem do salário da categoria docente está só começando

Conquistamos o reajuste emergencial de 9%, mas ainda é preciso repor as perdas acumuladas do salário da categoria docente, que são de, pelo menos, 33,5%. Para isso, precisamos garantir a abertura das mesas setoriais de negociação, onde sentaremos para discutir a carreira docente com o governo federal. Só conseguiremos conquistar a reposição se a categoria estiver unida, e para isso é fundamental a participação das professoras e professores das universidades federais de Santa Catarina nessa luta.

Filie-se agora!

Imprensa Apufsc