Contribuição sindical: Quanto custa se filiar à Apufsc?

Filiados à Apufsc-Sindical têm direito a uma série de benefícios, como descontos em estabelecimentos e atendimento jurídico, que podem compensar a contribuição sindical

Para se tornar filiado à Apufsc-Sindical, é necessário ser docente em atividade ou aposentado das universidades federais de Santa Catarina. A contribuição sindical mensal para isso equivale a 0,6% dos rendimentos brutos do docente, que podem ser descontados em folha de pagamento. A filiação dá direito a uma série de benefícios, como descontos em estabelecimentos, atendimento jurídico, planos de saúde da Unimed e Uniodonto e acesso às sedes físicas. Mas para além do bônus material, a contribuição sindical para se filiar à Apufsc se torna pequena perto das contribuições geradas pela luta sindical.

Com mais de 47 anos de história, a Apufsc atua em defesa da carreira docente e da universidade pública, gratuita e de qualidade. Além disso, vale ressaltar que de acordo com o estatuto da Apufsc-Sindical, um décimo da contribuição mensal de cada docente é destinada ao Fundo de Reserva do Sindicato, a ser utilizado em momentos oportunos.

Confira os benefícios da Apufsc que podem compensar sua contribuição sindical:

Descontos em estabelecimentos

A Apufsc-Sindical já firmou mais de 250 convênios com estabelecimentos e profissionais que oferecem benefícios e descontos aos filiados. As parcerias estão distribuídas entre todos os municípios onde o sindicato está presente: Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. Da academia ao cafezinho, a lista inclui também bares, restaurantes, comércios em geral, escolas, hotéis, profissionais de saúde, teatros, seguros, entre outros. 

Com esses convênios, um docente que ganha o teto do salário da categoria e utiliza os descontos para a academia, psicóloga, restaurante e cafezinho durante a semana, por exemplo, já tem a contribuição sindical compensada financeiramente.

Assistência Jurídica

Filiados à Apufsc têm atendimento jurídico especializado com desconto como um de seus benefícios. O time de advogados conveniados ao sindicato dos professores oferece serviços nas áreas de direito civil, previdenciário, administrativo e planos de saúde. São cobrados honorários com valor abaixo do mercado, economia que pode compensar a contribuição sindical.

São mais de 1,5 mil ações individuais e coletivas dos filiados movidas com a ajuda do atendimento jurídico da Apufsc. Também realiza atendimentos em grupo para esclarecer dúvidas de direitos da categoria.

Uso das sedes

Filiados à Apufsc-Sindical podem ainda reservar espaços físicos do sindicato em Araranguá, Curitibanos e Florianópolis para realização de eventos. Quando realizado durante o horário de expediente da sede, não há custo. Mas, se reservado fora desse horário, há uma taxa de uso de R$150.

Os espaços são equipados com projetores, permitindo realização de palestras, defesa de tese e dissertações, conferências e seminários. Também podem ser usados para eventos socioculturais, artísticos e confraternizações. A capacidade varia conforme a sede.

Calcule a contribuição sindical:

Filie-se agora!

Imprensa Apufsc