Nota da Diretoria: Não à demolição da sede da Apufsc no campus Florianópolis!

No ano de 1975, no auge da ditadura militar, durante a transição de governo do general Médici para o general Geisel, a Apufsc-Sindical se instalou no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, no mesmo prédio em que se encontra hoje. Naquele mesmo ano, Irineu Manoel de Souza ingressou na universidade como datilógrafo. Ele se tornou professor, diretor de centro e hoje é reitor. Futuramente, poderá concorrer à reeleição ou passará o cargo para o seu sucessor. Contudo, como consequência direta de ações da atual gestão, talvez a sede da Apufsc-Sindical não esteja mais em pé para assistir ao momento em que a próxima gestão se iniciar.

Nesses 48 anos de história, a Apufsc-Sindical protagonizou momentos de intensa atividade, lutando contra atos arbitrários dos anos de chumbo da ditadura militar, presenciando a transição democrática, enfrentando períodos de crises econômicas e cortes de recursos na educação do Brasil, sem nunca abrir mão de defender a categoria dos/as docentes da UFSC.

Tivemos 18 diretorias até hoje, fomos protagonistas no impulso da criação da Andes-SN em 1980, e também no desligamento desse sindicato quando a categoria entendeu que ele havia se distanciado dos princípios que o originaram. Tornamo-nos um sindicato estadual em 2011, e hoje somos parte de uma federação, o Proifes.

A Apufsc-Sindical conta, em 2023, com 2.954 associados/as, sendo 1.307 da ativa, 1.493 aposentados/as e 154 pensionistas. Temos atualmente 12 funcionários/as, divididos/as em diversos setores: jurídico; TI; comunicação; administração; cultural, científico e social; financeiro; secretaria e limpeza. O setor jurídico atendeu, de janeiro a junho de 2023, um total de mais de 250 professores, e acompanha 1.400 processos, coletivos e individuais, em tramitação.

Com a atual gestão central da UFSC, temos projetos em andamento, tais como o UFSC nas Praças, para levar docentes e estudantes da universidade para todos os bairros da cidade, rompendo os limites dos muros e apresentando a instituição para uma parcela da população que sequer faz ideia do que ela produz.

A Apufsc também participa do Cineclube 757, junto com Departamento Artístico e Cultural (DAC) e a Secretaria de Educação a Distância (Sead) da UFSC. Além disso, o sindicato idealizou o projeto Instituto Sênior, cujo objetivo é reaproximar os/as docentes aposentados/as da universidade, aproveitando para a instituição o seu conhecimento e expertise.

O sindicato também vem contribuindo regularmente no âmbito do projeto Apufsc Solidária, que contribui com doações para auxiliar entidades e propostas de cunho social. Mais recentemente, inauguramos o Grupo de Trabalho (GT) local de Direitos Humanos para contribuir contra ações discriminatórias na UFSC. Os outros GTs já definidos (Ciência, Tecnologia & Inovação; Aposentados; Educação; Carreira; Políticas Sindicais; Previdência e Democracia Digital), que constam no Plano de Ação 2023 aprovado na Assembleia Geral Ordinária de abril, também representam maior mobilização da categoria docente nas diversas áreas de atuação sindical.

A Apufsc-Sindical também organiza mensalmente o Boteco Cultural que conta, em média, com 160 participantes. Organizamos, desde o início de 2023, o Clube de Leitura, que já trouxe para nossa sede dois escritores.

A atuação do sindicato compreende não apenas as ações relacionadas a salário, mas sobretudo, e principalmente, ações relacionadas à melhoria das condições de trabalho, ação para a qual contamos com reuniões mensais do Conselho de Representantes, num movimento que tenta envolver todos os departamentos da universidade, bem como os campi em Araranguá, Curitibanos, Joinville e Blumenau.

Temos de apontar também para o setor de comunicação da Apufsc-Sindical, que incansavelmente traz notícias nacionais e locais importantes sobre educação e questões relacionadas à carreira docente.

Acrescente-se a isso que nosso objetivo é trazer de volta para dentro do campus todo o serviço de atendimento aos associados. Assim, nossas necessidades abrangem: salas para todos os departamentos administrativos que possuímos, um espaço para a convivência diária dos/as professores/as, onde possamos instalar uma cozinha, espaço para os Botecos Culturais, para o Clube de Leitura, para os encontros da Diretoria e as reuniões do CR.

Considerando que o campus Trindade abriga as sedes do Sindicatos dos Trabalhadores Técnicos em Educação (Sintufsc), do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação dos Pós-Graduandos (APG), além da sede dos Volantes e Grêmio dos servidoresdo HU, nada mais justo que continuar albergando a sede principal do sindicato dos/as professores/as.

Conforme decisão do Conselho de Representantes da Apufsc, na reunião do dia 5 de julho, cabe à Reitoria a indicação de espaço que corresponda à isonomia propalada, caso o reitor decida pela demolição da nossa sede. Como em nosso último encontro com a Reitoria a palavra mais repetida foi “isonomia de tratamento” entre as todas as entidades de representação no campus, não é nada mais do que isso o que esperamos.

Reivindicamos, portanto, a permanência de nossa sede histórica no campus Trindade para que possa ser, tão breve quanto possível, ampliada de acordo com nossas necessidades.