Blog Sou Ciência publica artigo”Cancellier, justiça e reparação”

Texto foi escrito por Soraya Smaili, Pedro Arantes e Maria Angélica Minho

O blog “Sou Ciência”, veiculado no jornal Folha de S. Paulo, publicou o artigo “Cancellier, justiça e reparação” nesta sexta-feira, dia 4. Escrito por Soraya Smaili, Pedro Arantes e Maria Angélica Minhoto, o texto trata de “resgatar a memória de reitor levado a suicídio e dos ex-reitores perseguidos”.

Cancellier, justiça e reparação
Resgatar a memória de reitor levado a suicídio e dos ex-reitores perseguidos

A busca por justiça e reparação em nome de Luiz Carlos Cancellier e de todos os dirigentes de universidades federais que foram vítimas de perseguição durante os governos Temer e Bolsonaro ganhou ainda mais força com a Carta de reitores e ex-reitores de universidades federais de todo o país enviada recentemente ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reivindicando a devida atenção a um capítulo sombrio da história recente de nosso país, destacando a importância de resgatar a memória de Cancellier e exigindo justiça e reparação. Desde a ditadura militar a autonomia universitária não tinha sido tão atacada quanto nos últimos anos de ascensão da extrema-direita na política depois do golpe parlamentar, jurídico e midiático contra a presidente Dilma Rousseff. As universidades públicas foram alvos preferenciais no neofascismo brasileiro.

A Carta, enviada também ao Ministro da Justiça Flávio Dino e ao Ministro da Educação Camilo Santana, reforça o compromisso dos pesquisadores e ex-reitores em buscar a justiça e a reparação. A Carta destaca o parecer de julho de 2023 do Tribunal de Contas da União (TCU) que não encontrou irregularidades na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) após uma denúncia obscura em 2017, mandando arquivar o processo. No entanto, as medidas arbitrárias tomadas pela Polícia Federal e pelo judiciário resultaram em perdas irreparáveis, incluindo a morte do reitor, causando indignação e clamor por justiça.

::: Leia o artigo na íntegra: Folha de São Paulo

Fonte: Notícias UFSC