Evento na UFSC discute assédio no ambiente acadêmico

Mesa-redonda acontece nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, no auditório do Centro Socioeconômico

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove uma mesa-redonda sobre assédio no ambiente acadêmico na próxima quinta-feira, dia 10, às 17h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), no Campus de Florianópolis. A atividade faz parte da programação de recepção e acolhimento aos estudantes. Não é necessário realizar inscrição prévia. O Grupode Trabalho de Direitos Humanos da Apufsc-Sindical convida filiados e filiadas a participar.

O evento abordará os diversos tipos de assédio que ocorrem no ambiente acadêmico, especialmente os assédios moral e sexual. A professora de Direito e secretária de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC, Luana Heinen, a professora de Psicologia Suzana Tolfo e a defensora pública Anne Teive Auras discutirão os conceitos de assédio, esclarecendo definições e especificidades, suas diversas manifestações e os impactos negativos para as vítimas e a comunidade acadêmica como um todo. A mediação será de Lucas Emanoel, integrante do Serviço Especializado de Atendimento às Vítimas de Violências (Seavis) da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).

“A escolha de abordar o assédio no ambiente acadêmico durante o evento de recepção aos estudantes visa à conscientização e ao enfrentamento, de maneira preventiva. Trazer este tema no início do semestre demonstra nosso compromisso com a construção de uma cultura de respeito, equidade e tolerância zero para qualquer forma de violência ou discriminação. A intenção é combater a cultura do silenciamento que muitas vezes envolve o assédio, encorajando as vítimas a romperem o silêncio e buscarem apoio”, explica Carolina Seidel, coordenadora de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da Proafe.

Atualmente, a Universidade trabalha na construção de políticas de enfrentamento das violências e promoção da equidade e de uma campanha institucional com foco no combate ao assédio sexual. “Entendemos que estes são passos importantes para promoção de um ambiente acadêmico mais seguro, acolhedor e inclusivo, garantindo que a universidade seja um espaço em que todos possam se desenvolver integralmente”, afirma Carolina.

Conheça as palestrantes

Luana Heinen é doutora em Direito pela UFSC, com período sanduíche na Université Paris-Ouest Nanterre la Défense, na França, e mestre em Direito, na linha Filosofia e Teoria do Direito, também pela UFSC. É professora Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e secretária de Aperfeiçoamento Institucional da UFSC.

Suzana Tolfo é professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC. Ministra disciplinas em nível de graduação, de pós-graduação e capacitações, publica artigos e livros e desenvolve projetos de pesquisa e de extensão na área de Psicologia das Organizações e do Trabalho, com ênfase em trabalho e subjetividade, gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho, sentidos e significados do trabalho, assédio moral e processos psicossociais.

Anne Teive Auras é defensora pública do Estado de Santa Catarina, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública (Nudem/SC) e da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). Também é vice-coordenadora do Comitê Gestor do Observatório da Violência contra a Mulher de Santa Catarina.

Fonte: Notícias UFSC