Documentário de estudantes da UFSC sobre nazismo em Santa Catarina vence prêmio nacional

Trabalho foi reconhecido pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog

O documentário “Uma história de silêncios”, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

Da esquerda para a direita: as estudantes Ísis, Clara e Júlia, e a professora Stefanie (Foto: UFSC/Divulgação)

O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina. Após encontrarem quadros com a bandeira nazista expostos no hall da Secretaria de Educação de Dona Emma – município com cerca de 4 mil habitantes, localizado no interior do estado –, as estudantes perceberam que parte dos moradores naturalizaram o passado local. Com isso, decidiram entrevistar autoridades e moradores da região para entender esse fenômeno.

As cidades Dona Emma, Timbó e Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, são o foco da produção, que envolveu mais de sete horas de entrevistas, apesar de poucos moradores estarem dispostos a falar sobre o assunto na região.

O material produzido pelas estudantes foi orientado pela professora Stefanie Carlan da Silveira, com mentoria da jornalista e documentarista Bianca Vasconcellos.

A entrega dos prêmios aos participantes ocorreu na última segunda-feira, dia 23, no Itaú Cultural, em São Paulo (SP). Durante a cerimônia foram exibidos três minidocumentários, resultantes de pautas relacionadas ao tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”. As três melhores propostas, dentre elas a do curso de Jornalismo da UFSC, foram selecionadas pelo Instituto Vladimir Herzog e receberam uma bolsa e orientação de jornalistas profissionais.

Assista ao documentário:

Fonte: Notícias UFSC