Andifes se reúne com relator da Educação no Senado para tratar sobre o orçamento das universidades

Reunião ocorreu nesta terça-feira, dia 21, em Brasília

A presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), e o vice-presidente, reitor José Daniel Diniz (UFRN), se reuniram com o senador Beto Faro (PT-PA), relator setorial de Educação do projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 (PLN 29/2023), na tarde dessa terça-feira, dia 21, em Brasília.

A presidente relatou o esforço que tem sido feito pela Andifes junto ao Congresso Nacional para a recuperação do orçamento das universidades federais na Lei Orçamentária Anual de 2024. Os reitores apresentaram um histórico dos orçamentos das universidades desde 2010, destacando as grandes perdas sofridas nos últimos anos e ressaltando a necessidade de um acréscimo de R$ 2,5 bilhões na LOA de 2024, de maneira a recuperar o orçamento de 2010, corrigido pelo IPCA.

O senador afirmou que irá avaliar todas as possibilidades para suplementar o valor e se comprometeu em voltar a conversar com a Andifes antes de fechar o relatório setorial da educação. “As universidades devem ser vistas com atenção. Eu mesmo sempre destino emendas individuais às universidades do Pará”, disse o relator.

Representantes da Andifes com o senador Beto Faro (Fotos: Andifes/Divulgação)

PL sobre a nomeação de reitores

Após a reunião com o senador Beto Faro, a presidente e o vice-presidente da Andifes acompanharam, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a leitura do relatório da deputada Ana Pimentel (PT-MG), pela aprovação do projeto de lei 2699 de 2011, que trata sobre a nomeação dos reitores e reitoras das universidades federais. Como houve pedido de vistas, a matéria deverá ser votada na próxima terça-feira, dia 28. A proposta tem o apoio da Andifes e tem sido amplamente debatida com parlamentares e com entidades representativas da Educação.

Fonte: Andifes