Novos docentes e TAEs tomam posse na UFSC

Apufsc-Sindical participou da cerimônia

Tomaram posse nesta sexta-feira, dia 26, oito novos docentes e dois técnicos-administrativos em educação (TAEs) na Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC). A cerimônia de posse, que teve participação da Apufsc-Sindical, aconteceu nas salas Laranjeira e Goiabeira do Centro de Cultura e Eventos da universidade.

A mesa cerimonial foi composta pelo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), Sandra Regina Carrieri de Souza, o diretor do Departamento Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Antonio Alberto Brunetta, o presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, e a representante do Sintufsc, Marjori Machado. Também estiveram presentes no evento a secretária-geral da Apufsc, Viviane Maria Heberle, a diretoria financeira, Karine Simoni, além de representantes dos centros de ensino.

Cerimônia, organizada pela Prodegesp, reuniu familiares e colegas dos novos servidores (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

Ao abrir a cerimônia, a pró-reitora Sandra destacou a importância da união dos servidores para garantir a qualidade da UFSC. “Essa universidade é uma das melhores, e isso é por conta do trabalho que a equipe realiza”, disse, ao dar as boas-vindas aos novos servidores que também desempenharão esse trabalho. Brunetta concordou com a pró-reitora ao ler o poema de “Ostra feliz não faz pérola”, de Rubem Alves. “Optei por esse poema porque a universidade, aos meus olhos, pelo menos, é uma pérola que vai sendo construída com trabalho”, disse.

O presidente da Apufsc ressaltou a importância de cuidar dessa “pérola” que é a universidade. “Para mantermos essa pérola brilhando, é preciso cuidar da aparência. A partir dela, olhamos para a essência”, afirmou Fletes ao relembrar do dossiê sobre condições de trabalho docente e funcionamento geral da UFSC feito pelo sindicato e entregue à Reitoria em maio de 2023. “O professor precisa transmitir seus conhecimentos com condições mínimas. […] A UFSC é a quarta melhor [universidade] do Brasil e se destaca na América Latina. Temos que defender essa instituição pública, de qualidade, que tenha os recursos mínimos para sobreviver”. Para isso, disse Fletes, entra o papel sindicato e dos novos docentes nele. “Só seremos um sindicato forte, se tivermos uma base forte”. Machado, representante do Sintufsc, concordou: “É um momento da universidade muito complexo, mas que não se faz sem luta.”

O reitor da UFSC, ao encerrar as falas, falou sobre os desafios de gerir a universidade e a importância dos sindicatos para a gestão. “O maior desafio das universidades federais é mantê-las funcionando. Críticos dizem que a universidade deve ser administrada como uma empresa. Isso é um equívoco”, afirmou Irineu, ao explicar que universidades públicas tem uma estrutura mais complexa do que empresas privadas. O reitor destacou a importância dos sindicatos para a universidade, porque eles apoiam os servidores que mantém a UFSC funcionando. “A universidade consegue sobreviver em razão do seu corpo docente, técnico-administrativo e discente. É uma luta diária, e essa luta só será possível com o apoio de todos vocês que estão ingressando agora”, disse.

Novos servidores têm até 15 dias após a posse para iniciar as atividades (Fotos: Lais Godinho/Apufsc)

Quem são os novos servidores

RODRIGO ZALUSKI
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências Agrárias – Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural

REBECA VICTORIA MARTINS DA SILVA VEIGA
Assistente em Administração
Centro de Ciências Biológicas

CAROLINE CECHINEL PEITER
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Enfermagem

RODRIGO ALVES DE ANDRADE
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Fonoaudiologia

REBECA NEVES HEINZEN
Professor do Magistério Superior – Auxiliar A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia

ÍNDIA OLINTA DE AZEVEDO QUEIROZ
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro de Ciências da Saúde – Departamento de Odontologia

KALITA REGINA DA CRUZ
Assistente em Administração
Centro Socioeconêmico

CINDY JOHANNA IBARRA GONZÁLEZ
Professor do Magistério Superior – Adjunto A
Centro Socioeconômico – Departamento de Ciências da Administração

ALLAN RICARDO STARKE
Magistério Superior – Adjunto A
Centro Tecnológico – Departamento de Engenharia Mecânica

MAURO EDUARDO BENEDET
Magistério Superior – Adjunto A
Centro Tecnológico – Departamento de Engenharia Mecânica

Lais Godinho
Imprensa Apufsc