Nota da Diretoria: Resultado da votação da greve

Prezados filiados e filiadas, encerrada a votação sobre adesão ou não à greve, queremos destacar a significativa participação da categoria, tanto nas assembleias quanto no voto eletrônico. Do mesmo modo, destacamos a importância do nosso Conselho de Representantes nos debates iniciais, nos encaminhamentos e nas mobilizações junto aos docentes dos departamentos que representam.

A votação não resolveu os problemas de nossa pauta de reivindicações relativas ao reajuste de salários, recomposição do orçamento das universidades e mudanças em nossa carreira. O resultado da votação apenas confirmou o caminho que a diretoria da Apufsc-Sindical defendeu desde o início, na condução do processo: encaminhar e buscar soluções via negociações com o governo, por meio da Mesa Nacional de Negociação e também da Mesa Setorial da Educação.

Reafirmamos nosso compromisso de atuar ativamente para que as negociações nacionais, já agendadas para os próximos dia 10 (Mesa Macional de Negociação) e dia 11 (Mesa Setorial da Educação), tragam resultados positivos para a categoria, especialmente aos mais jovens na carreira – os que mais têm sido penalizados com a queda de poder aquisitivo dos salários.

Defendemos enfaticamente que “reajuste zero em 2024 é inaceitável”, e defendemos que se aceite imediatamente o ajuste no valor dos benefícios (auxílios saúde, creche e alimentação) propostos pelo governo federal, dado que essa possibilidade de aumento é garantida pelo veto presidencial à parte da LDO, e que pode ser derrubado quando do seu reexame.

A maioria dos professores e professoras da UFSC compreendeu que não se deve banalizar o recurso à greve, a qual deve continuar no nosso horizonte. Mas que, nesse momento, em meio ao processo de negociação, esta nos traria mais danos que benefícios, esvaziando os campi e prejudicando principalmente aqueles que mais precisam e dependem da universidade funcionando, os estudantes e suas famílias, além de jogar contra a nossa imagem junto à população.

A Diretoria continuará sempre informando, por seus canais de comunicação, o andamento das negociações acerca da mobilização nacional dos servidores públicos federais, e continuará a ouvir e envolver a categoria nas decisões acerca de nossa pauta de reivindicação.

Por fim, mas não menos importante, a grande participação em todo o processo mostrou e reforçou o reconhecimento do papel da Apufsc, um sindicato autônomo, atuante e relevante no movimento docente, que atua de modo articulado no cenário nacional.

Muito obrigado!