Pesquisas da UFSC sobre goiabeira serrana conquistam prêmio internacional

studos desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC sobre a goiabeira-serrana foram premiados na 53th Reunião da Sociedade de Botânica Econômica dos Estados Unidos, uma das associações mais importantes e tradicionais da área no mundo.

O trabalho foi levado ao evento pelo doutorando Juan Manuel Otálora Villamil, e avaliado como a melhor apresentação em pôster. Com o reconhecimento, Otálora foi convidado a publicar a pesquisa na Economic Botany, revista da Sociedade de Botânica Econômica.

A apresentação integra resultados parciais obtidos para a tese de Otálora e de Joel Donazzolo, que em breve também vai defender seu doutorado na UFSC. Segundo Otálora, um dos focos de seu doutorado, orientado pelo professor Rubens Onofre Nodari, é entender como a influência humana poderia ter papel fundamental na distribuição atual e nas características da goiabeira-serrana.

A pesquisa também permitirá avançar no conhecimento da espécie quanto a aspectos ecológicos, acompanhados pela caracterização genética e fenotípica da goiabeira-serrana em sua área de ocorrência natural. No trabalho premiado, foram determinadas as características de uso da goiabeira-serrana do “tipo Brasil” (na região montanhosa da Serra Gaúcha) e para o Equotd+tipo UruguaiEquotd+ (na região dos Pampas, também no Rio Grande do Sul.

— Os estudos demonstram que além do consumo in natura do fruto, a feijoa possui múltiplas funções, entre elas medicinal e ornamental, o que comprova que é conhecida por agricultores em duas regiões do Rio Grande do Sul, ao contrário da ideia de que a planta era totalmente inutilizada e desconhecida — por parte das populações locais, explica Otálora.

— Estes conhecimentos etnobotânicos são fundamentais para o desenvolvimento de programas de conservação da variabilidade genética da goiabeira-serrana, assim como abrem novas possibilidades para pesquisas sobre seu uso em áreas como a farmacêutica e pecuária — complementa o pesquisador que atua no Laboratório de Fisiologia do Desenvolvimento e Genética Vegetal (ligado do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias) e no Laboratório de Ecologia Humana e Etonobotânica (ligado ao Departamento de Ecologia e Zoologia do Centro de Ciências Biológicas da UFSC)

De acordo com ele, apesar do importante processo e dos avanços obtidos pelo projeto de pesquisa em domesticação da goiabeira-serrana no Brasil, há ainda inúmeras lacunas em relação à distribuição e ecologia da espécie, assim como ao valor do acervo de genes adaptados a diferentes condições e ambientes na região Sul do Brasil. Os estudos são desenvolvidos com apoio financeiro da Fapesc, do CNPq e da Capes.