Vinte estados brasileiros preveem retorno às aulas presenciais para fevereiro e março

Na maioria destes estados, as escolas particulares também estão sendo autorizadas a reabrir, aponta o Globo

Em meio a alta dos casos de Covid-19 no Brasil, pelo menos vinte estados estão prevendo o retornos às aulas presenciais nas redes públicas de ensino para os meses de fevereiro e março. A retomada das atividades acontece em formatos híbridos — uma combinação de aulas presenciais e remotas — com protocolos sanitários de distanciamento e esquemas de rodízio entre alunos de determinadas séries conforme as especificidades de cada estado. Na maioria destes estados, as escolas particulares também estão sendo autorizadas a reabrir.

Em levantamento do GLOBO junto às secretarias de Educação, voltam às aulas em fevereiro as redes dos estados: Rio de Janeiro, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Maranhão, Santa Catarina e Alagoas (rede privada; rede estadual só em março).

Em São Paulo, a maior rede do Brasil, o Tribunal de Justiça do estado derrubou uma liminar que havia suspendido o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado para este mês. Dessa forma, a rede estadual deve retomar as atividades no dia 8 de fevereiro. Outros retornam em março: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Sergipe e Acre (Rio Branco volta em fevereiro).

Goiás é o único estado que já abriu as escolas para seus alunos. A volta está se dando de forma gradual e, desde 25 de janeiro, 8% das unidades escolares da rede estadual já estão realizando atividades no regime híbrido.

Outros estados, Amazonas, Roraima, Tocantins, Minas Gerais (que abriu consulta pública pra decidir), Pará, Bahia e Amapá ainda não definiram datas para o retorno às aulas presenciais em razão dos acentuados casos de contaminação da Covid-19 nas regiões.

Leia na íntegra: Globo