O Globo destaca, em editorial, que é inaceitável a intervenção ideológica no Inep

Texto aborda o aparelhamento ideológico do ministério da Educação sob o comando do pastor presbiteriano Milton Ribeiro

Jornal O Globo publicou nesta segunda-feira (5) um editorial em que alerta sobre o aparelhamento ideológico do ministério da Educação sob o comando do pastor presbiteriano Milton Ribeiro, principalmente no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Confira um trecho do texto:

Ao assumir o Ministério da Educação, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro transmitiu uma sensação de alívio, por ter um perfil pessoal mais sereno que os antecessores Ricardo Vélez Rodríguez e Abraham Weintraub. Serenidade e discrição, contudo, não se traduzem num compromisso menor com a nefasta agenda ideológica que move o bolsonarismo na área pedagógica. Muito pelo contrário, como se vê no esvaziamento progressivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), que desde a década de 90 cuida da avaliação do ensino e do aprendizado.

Criado nos anos 1930, o Inep é um braço técnico que atravessou sem traumas governos de diferentes tendências políticas nas últimas décadas. Com a extrema direita bolsonarista, é diferente. Visto pelo governo como foco de resistência à agenda que mistura entre seus ingredientes o ensino doméstico, a pregação religiosa na sala de aula e as ideias do movimento Escola Sem Partido, o Inep vem sofrendo uma debandada acelerada de quadros qualificados.

Leia o editorial na íntegra: É inaceitável a intervenção ideológica no Inep