Veja como foi o 1º da série de debates sobre Filiação Nacional da Apufsc

Live realizada nesta terça-feira (28) contou com a participação de representantes do Andes e do Proifes

A Apufsc realizou nesta terça-feira (28) o primeiro de uma série de quatro debates sobre a Filiação Nacional do sindicato, retomando o processo de decisão iniciado em 2019 e interrompido pela pandemia. No primeiro momento desse processo, os professores votaram a favor de que a Apufsc se vincule a uma entidade nacional. Agora, damos início ao segundo momento, em que vamos decidir se nos filiamos ao Andes ou ao Proifes.

Para subsidiar a decisão dos professores, foi estabelecido um calendário de atividades que inclui uma série de dabates para esclarecer os aspectos políticos, estatutários e organizacionais da vinculação.

Ontem, o tema foi: “Atuação sindical do ANDES e PROIFES no atual contexto político. As ações e formas de luta dos sindicatos nacionais dos docentes diante dos ataques atuais à universidade e aos professores”.

A conversa foi mediada pelo professor Camilo Araújo, vice-presidente da Apufsc e contou com a participação dos professores Amauri Fragoso de Medeiros, 1º tesoureiro do ANDES-SN, e Francisco Wellington Duarte, vice-presidente do Proifes Federação.

Confira a live:

Os temas dos próximos debates serão: “Implicações dos modelos sindicais com a organização da Apufsc” ,  “Aspectos jurídicos da Filiação Nacional (Carta Sindical, quórum de votação, entre outros)”.

Para lembrar

Em 2019, a Diretoria da Apufsc-Sindical iniciou um longo processo de discussão sobre a Filiação Nacional (FN) de nosso sindicato. Após alguns debates, vários boletins especiais e artigos de opinião, foi encaminhada à AGE e posterior votação. Na oportunidade, os sindicalizados decidiram, em primeira e na maior votação dos últimos 10 anos, que a Apufsc deveria se filiar a uma entidade nacional: Proifes ou Andes.

O segundo momento desse processo estava marcado para março de 2020, quando foi decretado o estado de pandemia em escala mundial.

Agora, com a perspectiva de melhora nas condições sanitárias da pandemia, de um eventual retorno ao presencial e seguindo encaminhamento aprovado pelo Conselho de Representantes no dia 24 de agosto, aprovou-se a constituição de uma Comissão para elaborar um calendário de atividades (debates, boletins especiais e vídeos).

A Diretoria, então, a partir da proposta da Comissão, retoma a coordenação do processo de Filiação Nacional promovendo, de imediato, uma série de debates visando a esclarecer os aspectos políticos, estatutários e organizacionais e subsidiar os filiados na escolha dos caminhos que a Apufsc deve tomar.

Em breve, dentre iniciativas já definidas, serão publicadas as regras para os artigos de opinião nos boletins especiais e de fluxo contínuo, serão ainda lançados vídeos de esclarecimentos.

No site da Apufsc, estão reunidas todas as publicações e vídeos sobre a Filiação Nacional. Para conferir, acesse: www.apufsc.org.br/filiacao-nacional/.