Administração Central da UFSC anuncia reabertura parcial do Restaurante Universitário a partir de 14 de março

O pró-reitor informou que o restaurante está programado para servir 700 refeições por dia, no almoço e no jantar, inicialmente para a pós-graduação

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar, acompanhado do pró-reitor de Assuntos Estudantis, Pedro Manique Barreto, do secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz e do chefe do Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, participou de uma audiência pública, promovida pela Associação de Pós-Graduandos (APG) e do Diretório Central de Estudantes (DCE), entidades representativas dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde desta segunda-feira, dia  7. A reunião tinha como pontos de pauta a reabertura do Restaurante Universitário (RU) e da Biblioteca Universitária (BU), além de questões relacionadas à programação de retorno das aulas presenciais de pós-graduação e o calendário presencial da graduação.

A reunião fez parte do Dia de Mobilização em Defesa da Universidade, organizado pelos estudantes, e que contou com uma série de atos em frente à reitoria da UFSC.

Após os questionamentos dos participantes da audiência, o pró-reitor Pedro Manique informou que, depois de meses de planejamento e organização de processos administrativos, a UFSC concluiu as ações para a contratação de uma empresa terceirizada que irá fornecer refeições prontas já a partir da próxima segunda-feira, dia 14.

“O processo de licitação e contratação de uma empresa para fornecer as marmitas foi concluído após meses de tramitação e permitirá, com o retorno das aulas da pós-graduação, atender um número inicial de 700 refeições por dia, no almoço e no jantar. Estamos priorizando, por ora, estudantes de pós, que já iniciaram as aulas presenciais”, explicou Manique. “Para estudantes de graduação, pretendemos que a cozinha do RU Central já esteja operando em abril e, junto com o fornecimento das marmitas, consigamos atender todos os usuários”, concluiu.

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae) irá divulgar no decorrer desta semana como será o funcionamento parcial do RU. A medida aplica-se ao RU Central, na Trindade, em Florianópolis. Os demais Restaurantes Universitários da UFSC têm funcionamento por meio de terceirização e seguirão calendário acordado com as empresas fornecedoras e divulgado por cada campus.

Biblioteca Universitária

Quanto à Biblioteca Universitária, o chefe de Gabinete Aureo Moraes afirmou que a BU Central já retomou parcialmente as atividades ainda no ano passado, por meio do agendamento de serviços. Moraes complementou que, com o retorno das aulas presenciais na pós-graduação, a BU irá ampliar aos poucos a oferta de serviços, como áreas para estudos, novas regras para empréstimos e consultas, respeitadas as restrições necessárias por conta dos cuidados sanitários.

Auxílio a estudantes

O secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz detalhou, por sua vez, quais foram as ações de redirecionamento de recursos do orçamento da UFSC para atender especialmente às demandas estudantis. “Desde o início da pandemia, a UFSC viabilizou apoios para estudantes com cadastro socioeconômico – cerca de 6 mil pessoas – com auxílio emergencial, cujo valor foi ajustado em 2022 e seguirá sendo pago até a reativação do Restaurante”, explicou.

O reitor Ubaldo salientou que a realização da audiência foi “mais uma oportunidade de dialogar com estudantes, agora presencialmente, e ouvir as demandas dos milhares de jovens que estão ansiosos pelo retorno, e que manifestaram na reunião o quanto os cuidados e cautelas adotados pela UFSC permitiram superar a pandemia, com o respeito à ciência e à vida”.

Uma nova audiência com os estudantes ficou agendada para o dia 18 de março, às 14h, no prédio da Reitoria.

Fonte: Notícias da UFSC