Sem participar de consulta informal, ex-controlador Geral do Estado formaliza inscrição como candidato a reitor da UFSC

Notícia foi divulgada nesta quarta-feira, 27 de abril, pelo colunista da NSC Total Renato Igor, em suas redes sociais

Um dia após o término da consulta informal para escolha do novo reitor e vice da Universidade Federal de Santa Catarina, o professor Luiz Felipe Ferreira, formalizou sua inscrição como candidato ao maior cargo da UFSC. O registro foi feito no Conselho Universitário (Cun) nesta terça-feira, 27 de abril. Ferreira não participou do processo eleitoral, concluído em segundo turno, no dia 26. A chapa Universidade Presente venceu o pleito com 57,69% dos votos válidos.

Luiz Felipe Ferreira é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí e é Professor Associado I, do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC. Em 2020, pediu exoneração do cargo de Controlador Geral do Estado de Estado de Santa Catarina.

A consulta informal, para a qual o docente não se inscreveu, precede a eleição da lista tríplice para reitor pelo CUn, agendada para 2 de maio, conforme calendário aprovado. Os três candidatos mais votados pelo Conselho comporão uma lista a ser encaminhada para o Ministério da Educação, para que o presidente da República nomeie o novo reitor.

Em debate realizado no dia 14 de abril na CBN Florianópolis, Irineu Manoel de Souza, da chapa Universidade Presente, e Cátia Carvalho Pinto, da chapa UFSC Viva, selaram um acordo para evitar que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não nomeie o mais votado.

Imprensa Apufsc