Em reunião com Andifes, Lula diz que “universidade precisa se abrir para a sociedade”

O petista disse que as instituições precisarão deixar de ser “centros de luxo” e passar a produzir mais para o bem da sociedade. As informações são da Carta Capital

O ex-presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira, dia 11, que pretende “transformar” as universidades brasileiras caso seja eleito para um terceiro mandato como chefe do Executivo. Em conversa com reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Juiz de Fora (MG), o petista disse que as instituições precisarão deixar de ser “centros de luxo” e passar a produzir mais para o bem da sociedade. As informações são da Carta Capital.

“Vocês já sabem que precisamos transformar as universidades em outras coisas. Ela não pode ser um centro de luxo para produzir para ela própria. Ela precisa se abrir para a sociedade. A pesquisa tem que ser transformada em produto industrializado, para que as pessoas possam produzir e consumir”, destacou Lula em conversa com reitores de universidades brasileiras. “Não é possível fazer uma tese extraordinária e guardar numa gaveta sem que a gente transforme aquilo para o bem da humanidade e do País.”

Na conversa, o petista ainda convocou os representantes a participarem de discussões que vão além da Educação, citando a revisão da reforma trabalhista como principal exemplo.

Leia a notícia completa: Carta Capital