Nota da Diretoria: Convite à participação na Assembleia Geral Extraordinária sobre filiação nacional

Diretoria explica importância da participação de filiados e filiadas e esclarece questões relacionadas à filiação

Prezados/as filiado/as, fazemos esse chamado à participação a esse importantíssimo assunto relacionado à conclusão do processo de vinculação da Apufsc-Sindical a uma das duas entidades sindicais nacionais, Proifes ou Andes-SN.

Após um longo, mas justificado período de discussão política e de esclarecimentos jurídicos (ver material no site), desde a AGE da primeira etapa (em 22/04/2019), finalmente o CR aprovou, em 09/06/2022, o Edital de convocação da AGE para dia 05 de julho próximo às 14h, presencialmente no auditório Garapuvu e, na sequência, a votação on-line dias 06, 07 a 08 de julho. No Edital estão as regras de votação e as suas fundamentações legais e estatutárias, que organizam todo esse processo. 

Além da escolha política entre qual das duas entidades nos vincularemos, como referimos, há questões estatutárias e legais envolvidas. De modo sintético explicamos. Mas desde já esclarecemos que a Diretoria tem se orientado pelos pareceres do nosso escritório de advogados. 

Há uma natureza distinta entre o modelo sindical que organiza e define o Proifes-Federação e o Andes-Sindicato Nacional. E, como o nome mesmo diz, a primeira é uma federação que reúne sindicatos autônomos, que se filiam sem a necessidade de abdicar das suas respectivas cartas sindicais. Já o Andes, é um sindicato autônomo, de base nacional e com carta sindical. Nesse sentido, considerando a unicidade sindical prevista na legislação sindical brasileira, o Andes não pode acolher filiações de outros sindicatos autônomos, a exemplo da Apufsc-Sindical, mas apenas pode realizar incorporações de outros sindicatos autônomos (obrigando a dissolução, para a sua respectiva incorporação, abdicando a Apufsc da sua carta sindical). 

Isso implica que a votação que efetuaremos tenha regras bem claras e distintas, entre uma e outra opção, algo que também tem implicações em nosso Estatuto.

Somos uma categoria profissional nacional, nossos problemas e direitos são igualmente nacionais, por isso a questão da filiação é um aspecto de grande relevância e a definição cabe a você, filiado/a.

Por tudo isso, conclamamos a todos/as os/as filiados/as em dia com suas obrigações sindicais a participarem ativamente das discussões da AGE, cujo papel é de definição da cédula de votação, bem como e principalmente a participarem da votação on-line, feita por meio do acesso à Área Restrita no site da Apufsc. 

Diretoria da Apufsc-Sindical