HU-UFSC dobra número de leitos pediátricos para rede de urgência e emergência

Medida ajuda a organizar o atendimento de crianças e adolescentes

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), em Florianópolis, ampliou de 15 para 30 o número de leitos na enfermaria pediátrica, ofertados para a rede de urgência e emergência e Unidade de Pronto-Atendimento. A medida atende a necessidades da rede de saúde em Santa Catarina e ajuda a organizar a assistência para crianças e adolescentes.

Para chegar a este total, o HU ampliou de 15 para 22 o número de leitos no segundo andar, na enfermaria pediátrica, e incluiu os oito leitos da estrutura da urgência pediátrica, que foi inaugurada em setembro de 2021, um espaço de 300 metros quadrado. O número de atendidos no local varia muito conforme a época do ano, sendo que no mês passado foram 59 atendimentos.

Vagas passaram de 15 para 30 (Foto: HU/UFSC/Divulgação)

Com essa nova estrutura, o HU só vai atender pacientes que chegarem encaminhados pela rede estadual de saúde, ou seja, regulados. Para garantir atendimento, é necessário procurar a Unidade de Pronto Atendimento ou o hospital de sua região.

A ação atende a pedido da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem como objetivo trabalhar junto ao gestor de saúde nas soluções para as demandas locais e no apoio ao Hospital Infantil Joana de Gusmão e ajuda organizar o atendimento, evitando problemas de superlotação em algumas unidades.

Fonte: Notícias UFSC