Proifes-Federação publica documento que recapitula as negociações de salário e carreira com o governo federal

Texto foi produzido pelo Grupo de Trabalho de Carreira da entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada

O Proifes-Federação, entidade à qual a Apufsc-Sindical é filiada, publicou nesta terça-feira, dia 20, um documento produzido pelo Grupo de Trabalho (GT) de Carreira que recapitula as negociações da categoria com o governo federal. Entre as pautas prioritárias da federação em 2024 estão o reajuste salarial dos servidores ainda este ano e a reestruturação da carreira docente. O professor Romeu Bezerra, representante da Apufsc e diretor de Assuntos Educacionais do EBTT da federação, participa do GT. 

Nesta quinta-feira, dia 22, às 15h, está marcada reunião da Mesa de Negociação com o governo federal para tratar das pautas específicas da educação. O Proifes-Federação estará presente. Já no dia 28 de fevereiro, haverá a primeira reunião do ano da Mesa Nacional de Negociação Permanente

De acordo com a federação, o documento elaborado pelo GT de Carreira ajuda a categoria a entender os mecanismos de negociação com o governo federal, a contraproposta unificada apresentada pelas entidades sindicais e as possíveis negociações. Além disso, mostra a necessidade urgente de tornar a carreira docente mais atrativa, de tal maneira que permita uma vida laboral mais produtiva. O texto elaborado pelo GT de Carreira será o fio condutor da postura negocial da federação com o governo, segundo o Proifes.

A entidade destaca ainda que, desde sua criação, move-se no sentido de buscar uma carreira mais atrativa para a categoria dos docentes das Instituições Federais de Ensino (IFES), incentivando ações que as mantenham no topo do espaço de desenvolvimento e tecnologia do Brasil. 

Além do documento publicado nesta terça-feira, o Proifes lembra que entregou ao governo a proposta aprovada no XIX Encontro Nacional, e que a negociação seguirá estas diretrizes gerais. O encontro aconteceu em julho de 2023 e teve como um dos resultados a elaboração da Carta de Salvador.

Confira o documento do GT de Carreira na íntegra:

Fonte: Proifes-Federação