Conselho Deliberativo do Proifes-Federação avalia nova reunião da Mesa Específica da Educação

A Apufsc-Sindical participou do encontro realizado nesta sexta-feira, dia 23, em Brasília

Nesta sexta-feira, dia 23, o Conselho Deliberativo (CD) do Proifes-Federação realizou sua primeira reunião de 2024, em Brasília. O encontro conduzido pelo presidente da entidade, Wellington Duarte, teve como principal pauta a avaliação da 3ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da área de Educação, que aconteceu na última quinta-feira, dia 22. A análise do grupo é de que o governo não apresentou respostas e soluções concretas para a reestruturação da carreira docente.

O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, o vice-presidente, Adriano Duarte, e os representantes do sindicato na Diretoria do Proifes, Bebeto Marques, diretor de Políticas Educacionais, e Romeu Bezerra, diretor de Assuntos Educacionais do EBTT, participaram da reunião. Para Fletes, foi um encontro bastante produtivo e objetivo, em que todos os participantes tiveram a oportunidade de comentar o momento atual.

Durante a discussão, os membros do CD reforçaram o sentimento de frustração com o fato do governo ter respondido apenas parte da proposta apresentada pelo Proifes-Federação.

“Precisamos trabalhar em uma contraproposta com argumentos que levem o governo a, de fato, encarar a educação como prioridade, investindo para que o piso salarial seja cumprido e para que a reestruturação da carreira aconteça de forma efetiva. O GT de Carreira está construindo essa contraproposta já para apresentação na próxima reunião da mesa”, afirmou Geci Silva, diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior, coordenador do GT e membro do Conselho do Proifes. 

“Nós, como representantes sindicais, temos desempenhado nosso papel, trabalhando de maneira estratégica, por meio de propostas concretas que buscam a valorização da categoria que tem sofrido nos últimos anos com as perdas salariais”, reforçou Raquel Nery, diretora de Seguridade Social e integrante do CD.

Documento com posicionamento do Proifes

Como encaminhamento, o Conselho irá construir um documento de avaliação que expresse claramente o posicionamento da federação em relação às negociações com o governo na mesa específica. O documento será divulgado em breve.

“A federação continuará atuando de forma tática e incisiva, buscando sempre, por meio do diálogo, a valorização da educação pública, de qualidade e que valorize os docentes”, afirmou o presidente do Proifes, Wellington Duarte.

Fonte: Proifes-Federação