Conselho de Representantes da Apufsc discute orçamento das universidades

O professor convidado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nelson Amaral, fez uma apresentação sobre o tema

Foi realizada na quarta-feira, dia 18, a reunião do mês de junho do Conselho de Representantes (CR) da Apufsc-Sindical. A sessão aconteceu em formato híbrido, com encontro presencial na sede do sindicato no campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e online através da plataforma Zoom.

Professor convidado Nelson Amaral (Foto: Natan Balthazar/Apufsc)

O secretário-geral, Romeu Bezerra, e a vice-presidente, Karine Simoni, conduziram a mesa. Bebeto Marques, presidente da Apufsc, também participou da reunião de forma remota. Os pontos da pauta da reunião incluíram a questão dos cortes orçamentários e o financiamento das universidades públicas federais.

No início do encontro, o professor convidado da Universidade Federal de Goiás (UFG), Nelson Amaral, fez uma apresentação sobre o tema a ser discutido, intitulada “Autonomia das universidades federais: por um financiamento permanente de despesas correntes e investimento”. Ele apresentou dados acerca de números das universidades, os valores orçamentários ao longo dos últimos anos, e explicou os artigos da constituição que tratam do assunto.

Ao longo da reunião, representantes fizeram a leitura de uma carta de repúdio em relação à consulta pública realizada na última semana sobre a opinião dos filiados e filiadas a respeito da mudança no nome do campus da UFSC. Em resposta, Bebeto Marques afirmou que a carta “faz parte da dialética política.” Ele esclareceu que, de acordo com o artigo 20 do estatuto do sindicato, consultas públicas podem ser promovidas pelo Conselho de Representantes, por Assembleia Geral (AG) ou pela diretoria, e a votação em questão foi solicitada por um grupo de filiados. “Antidemocrático seria não acolher”, afirmou. Bebeto acrescenta que a Diretoria irá se manifestar em breve sobre o assunto, que repudia a carta, já que seguiu o estatuto, e lamenta atos de desrespeito à democracia.

Como encaminhamentos, o CR solicitou a distribuição do material apresentado pelo professor Nelson, além da realização de novos seminários e debates sobre o tópico, e a promoção de uma articulação dentro da UFSC, ampliada a nível nacional, de luta pela recomposição orçamentária. Também foi sugerida a criação de um grupo de trabalho e a possibilidade de chamar o reitor, Irineu Manoel de Souza, para um debate sobre a questão. Além disso, ficou como encaminhamento final a inclusão de um ponto de pauta sobre a carta de repúdio na próxima reunião do CR.

::: Confira o material apresentado na reunião

Confira a nota do Fineduca sobre o financiamento do novo PNE:

Imprensa Apufsc