Escolas de Florianópolis terão autonomia para decidir sobre volta às aulas

A decisão é válida em todas as unidades da capital nas redes pública e privada

As escolas de Florianópolis terão autonomia para decidir sobre a volta às aulas diante do coronavírus. A decisão é válida em todas as unidades da Capital, incluindo as redes pública e privada. Ela segue o encaminhamento dado pelo Estado. O Comitê Estratégico responsável pelo acompanhamento da retomada das atividades se reuniu nesta quinta-feira (8) e foi comunicado pelo secretário da Educação do município, Maurício Fernandes, sobre a decisão tomada pela prefeitura.

Além disso, o município também decidiu que seguirá o regramento adotado pelas portarias do governo do Estado. Elas definem a retomada dos trabalhos conforme a cor do mapa de risco para coronavírus. Atualmente, a Grande Florianópolis está no laranja. Isso permite a volta das atividades pedagógicas. Somente no amarelo é que as aulas tradicionais são autorizadas.

Com a autonomia, dependerá de cada escola a volta. Para isso, todas as unidades terão que fazer reuniões ou assembleias com professores, funcionários, pais e alunos para discutir a questão. Caso a decisão seja pelo retorno, a unidade deverá elaborar um plano de contingência a ser entregue ao Comitê coordenado pelo secretário municipal. Ela será o responsável por atestar a liberação das atividades.

Algumas escolas particulares já fizeram os documentos e enviaram ao município. Na reunião do Comitê desta quinta-feira, os membros também definem o regramento a ser seguido em todo o território da Capital pelas escolas públicas e privadas.

A data de retorno das atividades dependerá da organização de cada unidade e da cor do mapa de risco da região. Em Santa Catarina, as aulas estarão liberadas a partir de 13 de outubro, também conforme a situação de coronavírus em cada parte do Estado.

Fonte: NSC