Oposição entrega no Senado pedido para criação de CPI do MEC

Anúncio foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues. Criação da comissão foi impulsionada pela operação da Polícia Federal contra pastores e Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação, destaca o Nexo

Senadores da oposição protocolaram nesta terça-feira, dia 28, um pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as suspeitas de corrupção, tráfico de influência e outros crimes no Ministério da Educação sob o governo de Jair Bolsonaro (PL). O próprio presidente é citado no escândalo. Parte das suspeitas de recaem sobre o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro. Tanto Bolsonaro quanto Ribeiro negam qualquer ilegalidade.

O anúncio sobre a entrega da CPI foi feito pelo líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que afirmou ter conseguido 30 assinaturas para o requerimento — três a mais que o mínimo exigido. Agora, as assinaturas serão conferidas e o pedido deverá ser lido em plenário. Se instalada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a CPI do MEC seguirá em paralelo às investigações já em curso no âmbito da Justiça Federal. Até agora, essa apuração não incluiu o presidente, embora visitas de envolvidos no escândalo ao Palácio do Planalto e uma conversa do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro tenham levantado suspeitas sobre Bolsonaro.

A oposição começou a se mobilizar pela coleta de assinaturas para a criação da CPI após as primeiras denúncias de fraudes no MEC, que vieram à tona no final de março. Elas davam conta de eventual tráfico de influência e suposta cobrança de propina por parte de pastores — que teriam trânsito livre na pasta a pedido do presidente Jair Bolsonaro — para a liberação de recursos, a destinação irregular de verbas e superfaturamento em compras de ônibus escolares.

Leia na íntegra: Nexo