Conselho de Representantes da Apufsc encaminha processo de aquisição da sede social e campanha salarial

Decisões foram tomadas na reunião ordinária realizada nesta terça-feira

O Conselho de Representantes da Apufsc se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 2, para discutir a questão salarial dos professores e a aquisição de uma sede social para o sindicato. A reunião aconteceu presencialmente na sede da Apufsc no campus de Florianópolis.

Sobre a campanha salarial, foi distribuído o estudo “Evolução dos salários dos professores, perdas, necessidade de reposições”, elaborado pelos professores filiados Nelson Casarotto e Nestor Roqueiro, para os conselheiros que ainda não possuíam o material. O estudo foi considerado o ponto de partida para a mobilização da categoria.

Os conselheiros discutiram as informações apresentadas e propuseram encaminhamentos. Entre as propostas, foi sugerida a ida aos departamentos para debater o assunto com a categoria, intensificar a divulgação do material por comunicação interna e externa do sindicato e ampliar o estudo, abordando também as perdas salariais de outras categorias de docentes e aposentados, para apresentar o documento a parlamentares.

A reunião ordinária de julho aconteceu, excepcionalmente, no início de agosto devido ao aumento das demandas dos docentes com o fim de semestre (Foto: Erick Souza/Apufsc)

Na mesma reunião, a professora Gabriela Kaiana Ferreira, integrante da Comissão Especial sobre Aquisição de Sede Social para Apufsc e diretora financeira do sindicato, apresentou o relatório de trabalho da Comissão. A compra de um imóvel, inclusive, é recomendada pelo Conselho Fiscal para que o sindicato invista o dinheiro que tem em caixa.

Entre os dias 7 de junho e 7 de julho, a Comissão aplicou um questionário para consultar a opinião dos docentes sobre a aquisição da sede social. A enquete contou com representação em todos os 16 centros de ensino e teve maior participação de filiados ativos, 63,5% dos respondentes.

Dos 274 respondentes, 71,6% consideram interessante ter acesso a uma sede social. Além disso, os docentes apresentam preferência por uma sede campestre, 42,9% dos respondentes, e demandam espaços para festas e confraternizações, eventos artísticos, culturais e debates e quadras para práticas esportivas e de promoção à saúde.

:::: Confira o relatório na íntegra

:::: Confira a apresentação com a síntese do relatório

A Comissão concluiu como encaminhamento “oferecer opções de sede social para a categoria, bem como encaminhar a proposta de revitalização do Centro de Convivência da UFSC como uma opção de centro/sede de integração universitária”. Foram apresentadas cinco opções de imóveis para aquisição, localizados nos bairros Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Vargem Pequena e Ratones.

Conselheiros aprovaram dar continuidade ao processo de aquisição da sede social da Apufsc (Foto: Erick Souza/Apufsc)

O Conselho de Representantes discutiu o relatório e aprovou, por ampla maioria, dar continuidade ao processo de decisão sobre a aquisição da sede social da Apufsc, incluindo a convocação de uma Assembleia Geral. Antes da decisão ser levada à categoria, será realizado um estudo de viabilidade jurídica e financeira das opções de imóveis apresentadas pela Comissão.

Imprensa Apufsc